Peixes Ornamentais em Aquário

Nannostomus unifasciatus
Peixe-Lápis de Uma Faixa

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe-Lápis de Uma Faixa - Nannostomus unifasciatus

Fotos & Comentários

pencil1.jpg (8kb)
Fotografia: Daniel Didier

Nome: Nannostomus unifasciatus
Origem: Bacia Amazônica

Comp Aqua pH Temp
6 cm 40 L 6.8 25°C

Comentário

Tive um lápis num aquário habitado por três paulistinhas, um labeo albino, três cruzeiros, um acará, três barbos ouro, dois mexericas, duas lagostas (uma vermelha e uma verde) e um camarão-fantasma. Incrivelmente, ele fez amizade com a lagosta vermelha e chegaram ao ponto de dividir a mesma toca (um tronco oco) durante toda a vida da querida lagostinha. Onde um ia, o outro ia atrás! O meu lápis era extremamente agressivo com os outros peixes que se aproximavam de seu "território", chegando a ser o suspeito por várias "baixas" no aquário, não sei se era de sua natureza ou pela má-companhia. Ele veio a falecer dias depois que a lagosta vermelha, sua amiga inseparável, após trocar sua carapaça, foi cruelmente devorada por sua companheira verde. Ao meu sentir, ele não suportou a perda da amiga.

Contribuído por Maria Cristina
Comentário

Tenho um aquário de 50 L medianamente plantado, onde há 1 ano já tentei criar várias espécies. Há cerca de seis meses venho mantendo neons, peixes-lápis, limpa vidros e 1 coridora. Os peixes lápis, assim como os neons, são calmos, pacíficos e gostam de água ácida (6,5-6,8). São fáceis de criar e dão um efeito lindo no plantado.

Contribuído por Daniela Lacerda
Comentário

Tenho um cardume deste peixe! Muito fácil de criar, vive à procura de comida. Algumas vezes faz disputas com os da sua mesma espécie. Se bem cuidado e nas condições ideais, exibe uma coloração bonita e viva. Gosta de comida pequena, no caso de floco, utilize-os bem fragmentados. Tome cuidado com peixes muito grandes no aquário, pois pode comer esta espécie com facilidade. São muito rápidos para comer e dão preferência para alimentação na superfície.

Contribuído por um visitante
Comentário

Há 6 meses tenho 2 desses dóceis e graciosos peixinhos no meu aqua de 100 L. Quando os comprei eram quatro, mas dois morreram em pouco tempo, provavelmente por problemas de adaptação à água. Os 2 restantes estão saudáveis e são inseparáveis. Atualmente os estou alimentando com as rações Spirulina e Artêmia da Alcon, mas sei que eles gostam de equitréia viva, pois já os alimentei com esse microverme. Vale a pena tê-los entre outros caracídeos, como rodóstomos e neons!

Contribuído por Gustavo Dahas Pinto

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L