Peixes Ornamentais em Aquário

Peckoltia vittata
Peckoltia Bandada

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peckoltia Bandada - Peckoltia vittata

Fotos & Comentários

peckoltia1.jpg (18kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Peckoltia vittata
Comp AquapHTemp
Origem: Brasil (Rio Negro)
10 cm 60 L 7.0 24°C

Comentário

Peixe muito bonito, comprei-o pensando em ser o Acari Zebra, mas foi ele. De beleza comparável, fica amarelado imitando o tom do cascalho, já que na loja estava branco devido ao aqua pelado. Meio lento na limpeza de algas, come muito patê preparado para Acará Discos e é meio tímido. Ahh, adora uma toca, principalmente se for num tronco de aroeira!

Contribuído por Luiz Gregati
Comentário

Tenho um exemplar deses, mantenho ele a 32ºC e com um pH de 6,6. Ele se alimenta bem, come muito limo, porém vem preferindo a ração (Tetra discus) e esquecendo um pouco o limo. Quando o comprei tinha um aquário de 50 litros e estava muito sujo (algas marrons). Em uma noite ele limpou todo o aquário. Ele vive em uma toca de pedras. Só não se dá muito bem com um cascudo pintado que tenho, este se fez dono de uma toca em um tronco e quando os dois se encontram eles se "enrolam" mais sem se machucarem.

Contribuído por Fabricio Mendonça
Comentário

Possuo quatro vittatas e as adicionei ao aqua porque não crescem muito. São excelentes comedoras de algas, muito resistentes a variações da água e são de uma beleza espectacular! Sendo um pouco tímidas, preferem confundir-se com os troncos existentes no aquário onde passam completamente despercebidas. Tenho-as num pH 7, dureza 11 e a 28°C.

Contribuído por Alexandre Rebelo
Comentário

Tenho dois Peckoltia vitatta há 1 ano e 5 meses. É um peixe muito bonito. Me surprendi com eles, pois na maioria das vezes é um peixe tímido, e quando vou alimentar meus bandeiras, eles vem comer na minha mão! É um peixe realmente fantástico, em todos os meus aquários de plantas não podem faltar um cascudo. Recomendo este peixe para todos, contanto que seja cuidado adequadamente. Hoje os meus vivem em um aquário de plantas com bandeiras e corydoras super bem!

Contribuído por Henrique Moura Bianchi
Comentário

Adquiri há cerca de um ano um exemplar desse cascudo. Ele difere dos demais pela sua cor inconfundível. Particularmente o meu vive muito bem com outro cascudo de um tamanho bem maior que ele, essa espécie chega no máximo a 10-12 cm. Ultimamente o meu cascudo também não quer saber tanto das algas e prefere comer abobrinha fatiada ou ração granulada com a qual alimento os outros peixes. É tímido enquanto está desambientado, mas conforme o tempo passa o animal passa a passear mais pelo aquário, principalmente quando sente o cheiro da ração na água. É um belo animal, vale muito a pena, recomendo a espécie principalmente para aquários com plantas, tocas e peixes amazônicos de pequeno porte.

Contribuído por Rui Othon
Comentário

Um dos mais belos cascudos que já tive. Por ser pequeno não tira minhas plantas do lugar, assim meu aqua esta sempre arrumado. Recomendo para quem tem aqua plantado ele junto com o labeo. Pode ser uma bela combinação para quem quer um aqua arrumado e livre algas tanto no vidro quanto nas plantas. Convive bem com todos os peixes e gosta de ficar embaixo de troncos. Uma dica: quando você compra um cascudo que fica correndo do lado dos outros peixes ou tenta grudar, leve-o de volta para loja onde o comprou, pois dificilmente ele vai parar. Alguns chegam a grudar em outros peixes como nos kinguios. Sou aquarista desde criança pois meu pai tem uma loja, todas as vezes que aparece um cascudo assim sou obrigado a soltar.

Contribuído por Victor Ruiz

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L