Peixes Ornamentais em Aquário

Pomacea bridgesi
Ampulária Dourada (Apple Snail)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ampulária Dourada - Pomacea bridgesi

Fotos & Comentários

pbridgesi1.jpg (16kb)
Fotografia: Roberson
Comentário

As ampulárias são muito fáceis de se ter, são muito resistentes a variações de pH e se alimentam de restos de comida. Não observei nenhuma delas se alimentando de algas. As ampulárias possuem um tipo de snorkel chamado de sifão e elas respiram fora da água, sobem pelo vidro ou tronco, respiram e se soltam lá de cima! É aconselhavel ter um aqua com tampa pois elas às vezes resolvem dar uma volta fora do aqua, de vez em quando eu encontro uma ampulária passeando no meio da minha sala! Algumas morrem devido ao ressecamento, mas um fato incrível já aconteceu comigo: uma ampulária sumiu do aqua por mais de 1 mes e eu não achava em lugar nenhum, até que um dia encontrei ela do outro lado da sala, e incrivelmente ela estava viva, está viva até hoje! Elas desovam fora da água, as minhas por exemplo desovam na tampa do aqua, não sei por que só algumas ninhadas chegam a eclodir os ovos, nascem milhares! Mas alguns acabam morrendo e outros são comidos por peixes por não possuírem ainda sua carapaça dura.

Contribuído por Ricardo Meinicke
Comentário

Eu comprei 4 caracóis desses e agora tenho 20. São ótimos comedores de algas, melhores que o meu CAS. Normalmente não se alimentam de plantas do meu aquário, mas eles comeram todas as Salvinias auricuratas que se multiplicavam lá.

Contribuído por Eduardo Y.
Comentário

Crio esta espécie, e outras do gênero, faz quase 8 anos. Notei nas minhas douradas um comportamento bem original: Elas aprenderam que os peixes ganham comida flutante, então fazem um 'funil' com o seu pé ventral, e vão puxando a água por ele lentamente. Ali se acumula a ração dos peixes, até formar um monte relativamente grande. Então elas sobem isto até a boca e o engolem. As outras espécies aqui não sabem fazer isso, mas todas as douradas fazem. No mais, eliminam peixes e folhas mortas com muita rapidez.

Contribuído por Ravick Bitencourt
Comentário

São animais incríveis! Tenho uma há um ano, devora algas que é uma beleza. Um dia minha ampulária sumiu do aquário por alguns dias, depois a achei fora do aquário, seca e branca. Fui enterrá-la, antes disso como estava chovendo, a botei no chão molhado. Quando olhei, ela estava se mexendo! Estava viva! São muiito resistentes. Um conselho é não deixar faltar cálcio no aquário, pois se faltar ela perde a cor e o casco fica frágil.

Contribuído por Milena
Comentário

Tenho dezenas dessas criaturinhas fascinantes e algumas delas - por queda ou naturalmente - tiveram quebras e rachaduras na concha e começaram a definhar. Tirei-as do aquário, sequei-as bem retirando toda a água de dentro da concha e, num impulso para salvá-las, usei o que tinha por perto: Massa Plástica F-12 (!) e deu certo! Continuam vivas ainda após a cirurgia plástica; inclusive uma fêmea que continua a reproduzir normalmente.

Contribuído por Roseli Anita Molissani
Comentário

Pomacea_bridgesi_5.jpg Quando comprei meus dois exemplares, achava que se tratasse de uma espécie hermafrodita, pois tinha a intenção de criá-los no meu aqua de poecilídeos, mas ao pesquisar sobre a espécie descobri que têm sexo separados. Os dois exemplares são muito sociáveis com os outros habitantes do aquário, passam praticamente o dia todo caminhando pelo substrato ou pelo vidro. Durante a noite, antes de dormir eu jogo dois pellets de ração bottom fish da Alcon para os habitantes do fundo (2 cascudos e as 2 ampulárias) e eles fazem um tipo de revezamento para se alimentarem dos pellets. O pH do meu aqua está por volta de 7,5. A cada troca parcial de água eu coloco uma colher de chá de calcário, percebi que as ampulárias melhoraram o seu desenvolvimento depois que adotei essa prática.

Contribuído por Fernando Colombo

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L