Peixes Ornamentais em Aquário

Pomacea bridgesi
Ampulária Dourada (Apple Snail)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ampulária Dourada - Pomacea bridgesi

Fotos & Comentários

Pomacea_bridgesi_2.jpg (20kb)
Photo Credit: Fox M
Comentário

Comprei 2 caramujos desta espécie e, ao contrário das experiências dos outros aquariofilistas, os meus acabam por trincar algumas das minhas plantas. Já chegaram inclusive a comer um folha quase por inteiro. Apesar disso são uns bichos espetaculares e curiosos de se observar.

Contribuído por Mário Pimenta
Comentário

Gostaria de informar que a Pomacea bridgesii não se alimentam de vegetais vivos e sim de qualquer matéria orgânica morta, portanto pode deixá-las em seu aquário que não haverá problemas. Elas comem quase todos vegetais, só não alface. Existe uma preferência por pepino, batata e couve manteiga. É importante intoduzir em sua alimentação algo rico em cálcio, pois ela precisa para formação da carapaça.

Contribuído por Luis Teodoro
Comentário

Achei que alguns peixes estavam comendo os brotos das minhas plantas. Numa noite fui no aquário e, para minha surpresa, eram as Ampulárias que estavam comendo os brotos. Acredito que, na dúvida, não se deve arriscar se o objetivo for ter um aqua bem plantado.

Contribuído por Diego Winckler
Comentário

Não podemos esquecer de manter o aqua sempre fechado, pois o metabolismo das pomaceas é noturno e, para quem quer reproduzir estes animais, é preciso manter uns quinze centímetros do aqua sem água pois é exatamente neste espaço que ela vai desovar. Após uns quinze dias, quando as ovas estiverem duras, pode-se tirá-las e colocá-las sobre uma peneira em outro aqua. Nas primeiras semanas os recém-nascidos podem ser alimentados com leite em pó.

Contribuído por Luis Teodoro
Comentário

No meu aquário de 500 litros com vários Discus e muitas plantas, tenho dezenas de Ampulárias Douradas que reproduziram aqui há um ano. Estão enormes, algumas com 3-4 cm, e nunca danificaram planta alguma. Embora façam muitas posturas, os ovos só eclodiram uma vez. Tenho feito variar o pH (entre 6,1 e 7) e a temperatura (entre 28°C e 31°C) mas sem sucesso. Os ovos secam. Aquário tapado, claro.

Contribuído por Luis Soczka
Comentário

Inicialmente comprei uma Ampulária Dourada, tive a surpresa sobre seu crescimento, cresceu muito e rápido com a ração Bottom Fish, achei muito lindo e acabei comprando outro exemplar. Aconteceu que em poucas semanas estavam procriando. Um casúlo acima do nível da água do aquário. O nascimento foi espetacular, um monte de ampulárias pequeninas. E um outro casulo foi colocado na parte de fora do aquário, ainda não sei no que vai dar, estou aguardando para ver o nascimento. A Ampulária adora fugir do aquário, já encontrei andando pelo chão de minha sala. Recomendo.

Contribuído por Minela



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L