Peixes Ornamentais em Aquário

Pantodon buchholzi
Peixe Borboleta Africano

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Borboleta Africano - Pantodon buchholzi

Fotos & Comentários

Pantodon_buchholzi_3.jpg (16kb)
Fotografia: Jimmy Moles

Nome: Pantodon buchholzi
Comp AquapHTemp
Origem: Africa Ocidental
10 cm 60 L 6.5 26°C

Comentário

Este peixe é um espécime raro mas muito exótico. Para mantê-lo em aquário certifique-se de que o mesmo esteja totalmente tampado, pois qualquer fresta que houver será fatal para este peixe que é um exímio saltador.

Contribuído por Paulo Achê
Comentário

Este peixe precisa de alimentar-se de insectos. Também come flocos, mas como é por natureza um insectívoro não sobrevive muito tempo se não comer a sua dieta preferida. A sua boca e as suas asas (barbatanas) foram desenvolvidas de tal forma para que este peixe desse um salto da água e apanhasse moscas que voassem alí por perto. Não coloque plantas a obstruirem-lhe a passagem porque assim perde espaço para nadar.

Contribuído por Rui Moreiro
Comentário

Eu comprei dois Borboletas Africanas e, mal entraram no aquário de 100 litros onde já viviam tetras neons, guppys, danios e um escalar, esconderam-se num canto por um bom par de horas. Depois começaram a explorar o seu novo habitat e nunca foram agressivos. No segundo dia assustei-me porque pararam de comer e, como são muito vorazes, algo estava errado! Pois é, não sabia que estes amigos só comem se realmente a comida passar diante os seus olhos, e tem que estar viva. Aconselho pequenos grilos, que normalmente se utilizam para alimentar répteis ou para cozinha oriental (lol). Moscas também funcionam, mas não têm tanto valor nutritivo como um bom e gordo grilo. Ah, e o pH deve ser 6.5 ou 7.0 e a temp entre 25ºC e 27ºC, sempre com tampa.

Contribuído por um visitante
Comentário

Tenho um desses no meu aquário de 80 litros. Ele é um peixe com comportamento calmo, apesar de às vezes brigar com meus paulistinhas. Ele é meio exigente na questão da comida, o meu estava quase morrendo de fome quando tive a ídeia de dar uma minhoca, ele adorou!

Contribuído por Felipe Kroef
Comentário

É um peixe pacífico mas geralmente lento, por isso não deve ser colocado num aquário com peixes agressivos. Alimenta-se de flocos ou qualquer outro alimento que flutue na água, pois ele não mergulha para comer. Adora insectos, é muito divertido vê-los a caçar moscas ou mosquitos, pois deixam de ser aquele peixinho lento e saltam para a mosca com grande velocidade.

Contribuído por Jorge Encarnação
Comentário

É um peixe muito exótico, singular e bem raro (e caro também), o que faz com que seja muito gratificante ter um exemplar no aquário. Fica desfilando na flor d'água, esperando comida. Adora insetos, mas também come ração sem problemas. Alimentava o meu com pequenos peixes (piabinhas de córrego), tenébrios e grilos. Tem uma boca grande no estilo do aruanâ. O aquário deve ter tampa pois senão ele salta pra fora.

Contribuído por Rodrigo Leite



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L