Peixes Ornamentais em Aquário

Pangasius hypophthalmus/sutchi
Pangassius

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Pangassius - Pangasius hypophthalmus

Fotos & Comentários

pang3.jpg (18kb)
Fotografia: Mauricio Soares
Comentário

Em Setembro de 2000 comprei um destes Tubarões com 4.5 cm para colocá-lo no aqua de 240 litros. No início era extremamente assustadiço, mas passado uma semana ou duas, ele começou a habituar-se à sua nova casa e companheiros. Mais tarde, já com uns 8 cm, ele ficou parado no fundo e só se mexia quando era assustado com algo, batendo com a cabeça em todo lado. Até dói ver e ouvir os embates! Foi em Janeiro de 2001 que achei que alguma coisa tinha de ser feita, pois apesar dos seus defeitos, adoro este peixe. Nas lojas disseram-me para não comprar mais peixes destes, mas li algures que não era bom estes tubarões viverem sozinhos relativamente à sua espécie. Achei que tinha lógica e resolvi comprar mais um (com uns 5.5 cm), custando-me sempre bastante pensar no espaço que os dois iriam ocupar no aqua. No início, andavam cada um para seu lado e raramente se encontravam, mas ao fim de umas duas semanas, começaram a conviver e a darem-se muito bem. Hoje, Agosto de 2001, estão os dois mais vivaços que nunca, sempre a mexer-se e a brincarem um com o outro, e até com os Botias Palhaço! Comem essencialmente larva de mosquito vermelho e Spirulina partida aos pedacinhos, e estão os dois com uns 12 cm. Lindos e Ágeis!

Contribuído por Carlos Vidal
Comentário

Comprei um espécime deste e me decepcionei. Ele viveu dois dias (pulou para fora do aquário que estava com tampa sem nenhum motivo). Ele pode ser muito belo (motivo este pelo qual o adquiri), mas me pareceu um peixe exageradamente assustado e impróprio para o aquarismo.

Contribuído por Adriano Kawazaki
Comentário

Possuo um Pangassius juntamente com 20 piabas MatoGrosso e Espadas Sangue numa caixa d'agua de 200 litros. É um peixe que se mostra extremamente perturbado, se mantendo constantemente em movimento, mas sem demostrar comportamento agressivo nem dele com os outros, nem dos demais a ele.

Contribuído por (nome não fornecido)
Comentário

Os Pangássius são peixes extremamente assustados. Já tive dois, um deles tinha uns 40 cm, e o outro era menor, tinha 5 cm. Como são bem assustados, resolvi separar um aquário de 200 litros só pra o de 40 cm. Mesmo assim, passou uma semana e o bicho se batia em tudo quanto é canto, derrubando pedras e fazendo a maior zona dentro do aquário. Com medo de que ele pudesse até quebrar o vidro do aquário, dei ele para uma loja. É um peixe que inicialmente eu gostava muito, mas hoje vejo que não é uma boa escolha...ainda mais se você quiser ter um aquário calmo e tranquilo para observar. Nunca vi peixe mais assustado!

Contribuído por Rafael
Comentário

Possuo em um aquário de 250 L já há dois anos 7 pangassius (5 preto e 2 albino) com média de 20 Cm cada. Realmente o que todos dizem é verdade, eles são bem assustados, más o aquarista tem que ter uma série de cuidados: devemos lembrar que em vidro de aquário não se bate, não se deve deixar pedras muito grandes e pontiagudas, mas sim alguns troncos formando uma gruta para que eles possam também descansar e se esconder da luz excessiva, e sempre deixar o aquário com muitas plantas, eles gostam e ajuda a controlar a amônia que são fatal para eles. Podem ter certeza tendo esses cuidados você vai curtir muito mais seus esplêndidos pangassius.

Contribuído por Alvaro Soares
Comentário

Tenho um peixe desta espécie há um ano. O comprei com 25 cm e hoje ele tem 40 cm. Como todo peixe, ele logo na entrada ou fica assustado ou agitado mas, passado o tempo, ele volta ao seu estado normal. O meu nunca teve problemas ao longo de um ano. São necessários alguns cuidados para mantê-lo, tais como manter uma boa quarentena para novos peixes, visto o Pangassius não ter escamas e ser bem sensível a doenças. Muito cuidado na alimentação, pois devido a ser quase cego, tem dificuldades em se alimentar. O ovo que fica em sua barriga após ser bem alimentado é normal.

Contribuído por Daniel



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L