Peixes Ornamentais em Aquário

Nematobrycon palmeri
Tetra Imperador

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tetra Imperador - Nematobrycon palmeri

Fotos & Comentários

palmeri1.jpg (13kb)

Nome: Nematobrycon palmeri
Comp AquapHTemp
Origem: Colômbia
5 cm 60 L 6.8 24°C

Comentário

O tetra imperador tem um colorido excepcional. Com uma listra negra que corta o corpo na horizontal, tem coloração cor de tijolo que se intensifica quando está bem adaptado. Em cima da listra negra, adquire tons violáceos que aumentam ainda mais o contraste com a barriga laranja. Essa nuance de colorido também é percebida na borda da nadadeira anal, a característica da espécie. É um peixe delicado, que só deve entrar em um aquário já estabilizado, com população reduzida, pois é tímido para comer. Apesar da espada que supostamente caracteriza o macho, o diferencial está na cor dos olhos: machos – azuis, fêmeas – verdes. Resistindo bem a águas de 20°C, devemos tomar cuidado com temperaturas superiores a 26°C. Na época do acasalamento, o macho escolhe um lugar protegido, e movimenta rapidamente as nadadeiras, talvez limpando a área. Feita a escolha, nadará pelo aquário atrás da fêmea, tentando levá-la até esse recanto, onde ocorrerá a fertilização. O tetra imperador precisa ser mantido em cardumes e ter vegetação ao seu redor, tanto para se esconder, quanto para beliscar.

Contribuído por Carlos Eric
Comentário

Este belíssimo peixe só apresenta toda a sua beleza na fase adulta. Não se deixe enganar por sua aparência sem graça e sua falta de cor quando filhote. Quando introduzi dois exemplares em meu aquário, eles apresentaram um comportamento agressivo com os dois lebistes machos que já estavam lá, chegando a matar um deles no mesmo dia, sendo que o outro morreu dois dias depois por consequência dos ferimentos. Passado o meu trauma, eles se adaptaram muito bem e hoje convivem pacificamente com discos, neons, rodóstomos, melanotaenias e glow-lights. Talvez o episódio infeliz que aconteceu comigo tenha sido um caso à parte, pois normalmente são peixes muito dóceis apesar de um pouco agitados.

Contribuído por José Luiz Garcia
Comentário

Bom, eu coloquei um exemplar desse no meu aquário, ele não é de se movimentar muito não, mas quando algum peixe menor chega bem perto dele, o tetra gladiador tenta pegar eles. Mas nada de mais, depois ele volta pro cantinho dele e fica calmo. Em questão de alimentaçao também é um peixe que come muito bem. No geral convive bem com os outros peixes do meu aquario: labeo, matogrossos, tanictis, neons negros, acarás bandeiras, coridora e barbos.

Contribuído por Helio Secco
Comentário

O mais belo dos Tetras. Quando adulto, apresenta um tom violeta. Necessitam dos mesmos cuidados que os Neons. Atingem um bom tamanho e adoram Tetra Colorbits. Ao contrário dos outros Tetras, não são cardumeiros, sendo, porém, interessante colocar 3 a 4 exemplares. Quando há fêmeas no aquário, os machos se enfrentam exibindo suas cores. O dimorfismo é fácil: os machos têm olhos azuis, enquanto as fêmeas possuem olhos verdes. Obrigatório em qualquer aquário de água ácida.

Contribuído por J. H. de Lima
Comentário

Tenho 6 exemplares destes e seu comportamento é muito semelhante ao Cardinal. Sempre na sua em cardume, muito calmos e sociáveis com os outros. Tenho um aquário de 100 L a 26°C e têm-se portado muito bem.

Comentário

Adquiri 4 belos exemplares há 3 meses e finalmente consegui reprodução. Tenho uns 5 alevins que apareceram. Tenho-os num aquário de 60 litros muito bem plantado (principalmente com musgo de Java) o que fornece muitos esconderijos para os alevins. O pH do aquário é de 6.5 e a temperatura é de 26°C. Para mim foi o tetra mais fácil de reproduzir. Boa sorte.

Contribuído por Fábio Silva
Comentário

Possuo dois exemplares desta espécie. Eles se comportam ativamente no aquário, sem demonstrar inquietações com barbos sumatranos, neons cardinais, rodóstomos, tetras glowlight, lábeo bicolor, mato-grosso e corydoras que vivem comunitariamente. Supostamente são duas fêmeas, pois apresentam olhos esverdeados, e uma vez ou outra escolhem um cantinho com vegetação densa no aquário plantado e ficam até dias apresentando este comportamento. Alimentam-se principalmente de ração tipo flocos ou spirulina, e adquirem uma coloração bem chamativa (grená amarronzado) quando adultos, com sua lista negra espessa abaixo da linha lateral, que se estende da região posterior ao opérculo até a cauda. É um tetra que também cresce bastante; os meus têm uns 6 cm.

Contribuído por George Sena
Comentário

Tenho dois exemplares no meu aquário de 43 L, pH 6,8, temperatura de 27°C. Até queria comprar mais, mas devido a dificuldade de achá-los nas lojas, seu preço não é atraente. É um peixe muito ligeiro e um dos mais resistentes no que tange a tetras. Aceita facilmente qualquer tipo de alimento industrializado, principalmente Spirulina. Recomendo pra quem gosta de peixes pequenos, pois além de belíssimos são pacíficos. No meu aquário tenho Neons, Barbos, Ramirezis e Peixe Vidro e eles conseguem ser mais bonitos que todos os outros.

Contribuído por Gustavo Costa

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L