Peixes Ornamentais em Aquário

Colossoma macropomum
Pacu Vermelho, Tambaqui

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Pacu Vermelho (Tambaqui) - Colossoma macropomum

Fotos & Comentários

Colossoma_macropomum_3.jpg (30kb)
Fotografia: Michaela Krestenic

Nome: Colossoma macropomum
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia Amazônica
100 cm 1000 L 6.8 26°C

Comentário

Tenho no meu aquário comunitário 4 destes peixes. Além de os achar belos, penso que até agora não são agressivos para as espécies mais pequenas. Tenho no aquário 3 Discus, 2 escalares e 5 tetras serpae. É engraçado ver o crescimento diário destes peixes, pois comprei-os há um mês e já estão com o triplo do tamanho.

Contribuído por Telmo Neves
Comentário

Eu crio pacu há três anos. Ele está com 30 cm e deve estar pesando uns quatro quilos. Eu estou desesperado com ele crescendo no meu aquário. Eu preparava pra ele coração de boi batido no liquidificador, depois congelava e cortava na hora de dar a ele. Atualmente eu alimento ele com kanis e caranguejos em bastonetes. É um peixe muito resistente, aceita qualquer tipo de pH, sujeiras, ou relaxamento de seus donos. Só não admite ficar sem comida por mais de tres dias, ele é capaz de pular fora do aquario, como já fez. Com relação às plantas concordo, mas meu pacu não comeu peixes que nadam ao lado dele, somente os que se arrastam pelo fundo. É um peixe muito esperto, só não deixa a faixineira encostar no aquario, ele não gosta dela e dá uma rabada na água quando ela chega perto, ela não limpa mais em cima do aquario.

Contribuído por Marcelo Buçard
Comentário

Eu já tive vários desses peixes. São muito pacíficos, devoram qualquer tipo de planta e seu cresimento chega a ser assustador. Eu aconselho tê-los em aquários grandes com qualquer tipo de peixe que não seja muito agressivo e não caiba na sua boca.

Contribuído por Paulo Bruder
Comentário

Tinha um aquário de 120 litros. Comprei 5 pacus vermelhos, eram menores que uma moeda de cinquenta centavos. Em menos de dois meses cresceram tanto que hoje, exatos três meses, o maior está com 17 cm. Não preciso nem dizer que já tive que trocar o aquario para um de 300 litros. Bom ainda assim valeu a pena, é divertido ver como eles brincam.

Contribuído por Sandra Regina
Comentário

Recentemente fiz uma compra de dois Pacus. Um deles era meio estranho, mas a lojista me garantiu que era uma espécie rara de Pacu. Então os coloquei junto com os outros (6 Molinesias, 4 Bandeiras e 1 Kinguio), o primeiro a desaparecer foi o Kinguio, depois uma a uma foi sumindo as Molinésias, ficando só um casal. Tudo isso aconteceu em dois dias e eu, sem entender nada, levei um amigo aguarista para me ajudar a analisar o problema. Logo veio a surpreendente resposta, um daqueles Pacus era na verdade uma Piranha gulosa, que agora está em um aquário isolada dos outros, por isso cuidado ao comprar um "PACU ESTRANHO", pode ser uma gulosa Piranha.

Contribuído por Silvio Handa

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L