Peixes Ornamentais em Aquário

Piaractus brachypomus
Pacu Negro, Pirapitinga

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Pacu Negro (Pirapitinga) - Piaractus brachypomus

Fotos & Comentários

pacu1.jpg (22kb)
Fotografia: Steve & Sharon

Nome: Piaractus brachypomus
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia Amazônica
90 cm 1000 L 6.8 26°C

Comentário

O Pacu Negro é um belíssimo e pacífico peixe de pesca que fica enorme (chega a pesar 25 Kg) e só deve ser mantido em aquários igualmente grandes - 1000 L ou mais para um único peixe sozinho. Mais ainda, um Pacu é essencialmente um Tetra super desenvolvido...assim como os seus pequenos primos, ele só se sente realmente seguro e feliz se estiver acompanhado de um bom número de membros da sua própria espécie, por isso o aquário ideal deve ser bem maior que isso. Quando jovem ele mimetiza a piranha vermelha para proteger-se, mas depois de crescido não precisa mais de proteção e acaba ficando preto. Sua dieta básica são frutas, vegetais e insetos que caem na água. Apesar de pacífico, é preciso tomar cuidado porque ele tem dentes poderosos e pode realmente machucar um braço com uma mordida. Eu conheci um de tamanho pleno, que viveu por muitos anos numa loja de aquários em SP. Um dia ele finalmente morreu, e o dono ficou chateadíssimo mas não resistiu à tentação e comeu-o :-)

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Tenho um Pacu Negro de 35 cm em meu aquário, que se adaptou facilmente com um Oscar (de 30 cm) e um Acará Severo (de 16 cm). Quando o adquiri ele era meio vermelho, nunca passou pela minha cabeça a idéia de que ele fosse ficar preto. Me impressionou o fato de que quando o adquiri ele não tinha mais que 2 cm e logo após 2 semanas ele já tinha quadruplicado de tamanho e devorava qualquer espécie de alimento. Eu acho o Pacu Negro uns dos melhores peixes que comprei para o meu aquário desde então, apesar de ter devorado toda espécie possível de planta. Eu o aconselho a todos os criadores de peixes grandes por ser muito bonito e pacífico (apesar de algumas ter se tornado agressivo para com os outros peixes do aquário).

Contribuído por Thiago Costa
Comentário

Alguns meses atrás numa loja de bairro comprei três Pacus comuns, com mais ou menos 6 cm cada. Notei com o tempo que em dois apareceram detalhes vermelhos embaixo, o outro era só Prateado. Os dois com detalhes vermelhos estão hoje com 15 cm e o prateado não cresceu muito. Através do Aquahobby.com descobri que na verdade comprei dois pirapatinga. Eles estão numa fase que lembra uma piranha vermelha. Vivem com dois Acarás Festivos de 6 cm e um chalceu de 12 cm num aquário de 100 litros (por enquanto, porque sei que daqui a algum tempo terei que comprar um maior). O que acho estranho é que o muitas vezes um dos Pirapitingas tenta espantar o prateado como fosse abocanhá-lo, mas não chega a encostar e nem morder. No começo ficava assustado, mas notei que o prateado até gosta e fica imitando ele, e seguindo-o tempo todo.

Contribuído por Mauro Nozoe
Comentário

Comprei há 2 anos atrás 6 exemplares deste pacu com cerca de 5 cm. Paguei R$1,50 por cada um e hoje estão com 40 cm em média. Comem de tudo e são muito brutos, os enfeites e plantas nunca param no lugar. Pra quem gosta, aconselho um aquário com cerca de 700 L com troncos e rochas apenas. Alimento os meus com ração pra peixe carnívoro, isso polui muito a água e portanto recomendo uma super-filragem para estes bichões.

Contribuído por Adriano Reis
Comentário

Tive 5 desses animais, que adquiri pequenos, por volta de 5 cm. Em pouco tempo, por volta de 3 meses, já haviam triplicado de tamanho. Não brigavam com outras espécies, mas se perseguiam mutuamente e também a um pacu prata que não cresceu como eles. Agiam, acompanhados pelo pacu prata, como um cardume e eram alimentados com ração e ervilhas (refeição de que gostavam muito). Quando atingiram por volta dos 20 cm passaram a fazer muita bagunça no aquário quando brigavam, derrubando os filtros oxigenadores. Percebi que o aquário, de quase 400 litros, estava pequeno para os animais, e acabei me desfazendo deles.

Contribuído por Estevan S

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L