Peixes Ornamentais em Aquário

Otocinclus spp.
Limpa-Vidros, Oto

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Limpa-Vidros (Oto) - Otocinclus spp.

Fotos & Comentários

Otocinclus_affinis_3.jpg (14kb)
Fotografia: Dusko Bojic
Comentário

Meu aquário é de 390 litros e tem, entre outras, uma bomba submersa sarlo apenas para movimentação de água. Comprei 2 desses bravos peixinhos e para minha grande tristesa, na primeira noite em que eles "sairam para trabalhar" um deles morreu sugado pela bomba. Na segunda noite o outro seguiu o mesmo trágico destino. Conclusão: não mantenha esses peixinhos em aquários que tem bomba submersa de movimentação de água sem que o bocal de entrada de água esteja bastante protegido, porque os bichinhos são bastante curiosos.

Contribuído por Lucas Lagares
Comentário

Quando montei o meu aquário plantado de 150 L, nas primeiras duas semanas ele entrou em um colapso de algas filamentosas e até pretas. Foi aí que resolvi colocar 5 otos. Em 3 dias o aquário estava praticamente limpo, até os vidros. Eles são muito eficientes e rápidos no serviço que desempenham! Não acreditava que um peixinho tão pequeno fosse capaz de promover tanta limpeza.

Contribuído por Gilberto
Comentário

Tenho um aquário que após o meio dia recebe bastante luz solar, e eu vivia tendo que tirar as algas que se formavam praticamente em tudo, plantas, pedras etc. Após adquirir 6 limpa vidros meus problemas se resolveram definitivamente. É interessante observá-los dando corridas em fila de um lado para o outro e suas subidas e descidas repentinas.

Contribuído por Helder
Comentário

Tenho dois limpa vidros em meu aquário de 40 L. Acho peixes fantásticos para substituir os cascudos em aquários pequenos, dado o seu tamanho reduzido. São ótimos limpadores, são muito bons para iniciar ciclagem também. São muito resistentes (até mais do que as Corydoras), alimento os meus com ração de fundo da tetra e mantenho o aquário com pH 6.9 e temperatura 25°C. São peixes com muita energia, bonitos e, diferente dos cascudos, eles passam o dia inteiro à mostra e trabalhando. Recomendo realmente este peixe não só para ciclagem como para manutenção do aquário.

Contribuído por Leo Terra
Comentário

Tenho um aquario pequeno (20 litros) onde crio guppys. Nesse aquário soltei 2 limpa-vidros para fazer a limpeza do mesmo. Como sempre soube que o limpa-vidro era um peixe pacífico não me preocupei. Porém comecei a perceber que meus peixes estavam morrendo, eles estavam com o rabo desfiado. Ainda não sabia o que era mais certo dia quando estava observando meu aquário vi que o limpa-vidro estava preso à cauda de meu guppy, o qual corria de um lado a outro do aquário tentando se salvar. Desde então nunca mais tive nenhum limpa-vidro (não era falta de alimento para os limpa vidros).

Contribuído por Raphael Gallo
Comentário

Tenho dois Limpa Vidros no meu aquário de 200 L. Parece-me uma peixe que se assusta com alguma facilidade. Quando os introduzi no aquário trataram logo de se esconderem. Só passados uns bons 10 minutos é que ganharam alguma confiança, saíram dos seus esconderijos e começaram o seu trabalho de limpeza. Cada vez que se acendem as luzes do aquário parecem sempre um pouco assustados e escondem-se. Também quando alguém se aproxima bruscamente do aquário fogem para a parte de trás deste, ou se escondem de novo. Contudo, considero-os muito úteis na manutenção de um aquário. É um peixe vegetariano que se encarrega da limpeza das algas e dos musgos. Muito mais dócil e activo que o comum "pleco" (cascudo). Recomendo!

Contribuído por Maria João Viegas



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L