Peixes Ornamentais em Aquário

Otocinclus spp.
Limpa-Vidros, Oto

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Limpa-Vidros (Oto) - Otocinclus spp.

Fotos & Comentários

Otocinclus_4.jpg (22kb)
Fotografia: Ian Smith

Nome: Otocinclus affinis
Comp AquapHTemp
Origem: América do Sul
5 cm 40 L 7.0 25°C

Comentário

Obs: Existem mais de 20 espécies similares de Otocinclus espalhadas desde as Bacias do Orinico/Amazônia até o Sul do Brasil. Elas serão todas tratadas nesta mesma página por hora, já que a maioria dos aquaristas não saberia distinguir entre elas, mas se você sabe exatamente qual espécie tem, por favor inclua o nome completo no seu comentário!

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

É um peixe muito útil pois se alimenta do limo existente no aquário. É pacifíco, mas evite colocá-lo com peixes muito maiores do que ele, pois ele pode tentar se alimentar do muco que alguns peixes como os discos produzem na sua pele, ou ao contrário ele pode ser a vítima, e ser comido por peixes maiores. Só o coloque no aquário depois que já houver formado o limo nas pedras, plantas ou mesmo nos vidros pois senão ele poderá morrer de fome. Além do limo sua alimentação também consiste de alimentos em flocos e vivos como artêmia salina.

Contribuído por Marne Campos
Comentário

Tenho um aquário de 72 L que estava infestado de algas marrons cobrindo as plantas e o substrato. Havia apenas uns 4 paulistinhas, mas resolvi removê-los para um outro aquário, trocando-os por uma "equipe de limpeza", formada por 4 Limpa-Vidros e 1 Coridora. Nos dois primeiros dias tudo permaneceu como estava, mas no terceiro dia, quando vi o aquário, me surpreendi: as plantas e o cascalho estavam limpos e nas folhas das plantas podia-se observar uma grande quantidade de fezes. Foi realmente impressionante o trabalho realizado por esses pequenos "garis"! São pacíficos, pouco exigentes e muito eficientes, sendo uma ótima escolha para aquários comunitários.

Contribuído por Emerson Kawasaki
Comentário

Além do que foi dito acima, a respeito da eficiência deste peixe como comedor de algas, devo exaltar sua resistência. Em 1999 fiz uma transição radical no meu aquário: De amazônico para ciclídeos africanos, mas por um descuido meu, não percebi que um pequeno limpa vidros fora esquecido junto com os peixes africanos. Para minha surpresa, ele sobreviveu tanto a mudança de pH (de 7.1 para 7.7) como aos ciclídeos (ele ficava escondido durante o dia e se alimentava à noite). Ele resistiu bravamente por quatro meses, quando acabei com a montagem de africanos e voltei a montagem original, dando-lhe paz e sossego novamente.

Contribuído por Castelo Branco
Comentário

Os Limpa-Vidros são realmente peixes interessantes. Além de seu serviço de "limpeza", são sossegados e bem resistentes. Uma coisa que percebi é que, quando coloquei luz no meu aquário, ele ficou meio nervoso, nadando de um lado pro outro. Mas está se acostumando, aos poucos.

Contribuído por Guilherme
Comentário

O limpa-vidro é um peixe muito pacífico. Não incomoda nenhum peixe e nenhum peixe o incomoda. É de grande utilidade para limpar as algas do aquário. Eu tenho 3 limpa-vidros num aquário de 60 litros.

Contribuído por Joy Gang



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L