Peixes Ornamentais em Aquário

Astronotus ocellatus
Oscar (Apaiari)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Oscar (Apaiari) - Astronotus ocellatus

Fotos & Comentários

Astronotus_ocellatus_12.jpg (19kb)
Fotografia: Lynsey W.
Comentário

Tenho um casal de oscar tigre. Quando os escolhi na loja, foi apenas pela aparência, mas eu não sabia nada a respeito de seus costumes. Tenho um aquário de 450 L e havia alguns telescópios. Qual foi a minha surpresa um dia, quando cheguei em casa, olhei para o aquário e vi um telescópio nadando sem olho e sem boca. Quase morri de susto! O Oscar havia devorado o peixinho pela metade. Claro que depois desta, dei os telescópios, me informei mais a respeito do Oscar e sinceramente, superando esta experiência, me apaixonei por eles. Hoje eles até ganharam nome: Victor e Vitória. São uma das atrações da minha casa, pois são inteligentes, bagunçeiros e cada dia que passa estão maiores.

Contribuído por Mairla Vasconcellos
Comentário

Eu tive uma fêmea de oscar que eu adorava. Ela me reconhecia, fazia uma festa no aquário quando eu chegava, pulava fora da água para comer o que trazia para ela, era boa de boca mesmo. Comia carne raspada, carne moída, larva de tenébrio, ração floculada, pão, lambaris, platis, minhoca, drosofilas. Cheguei a comprar só para ela um aquário de 250 litros. Ela adorava quando eu colocava outros peixes no aquário ela nadava por debaixo deles e o bote era certo. Quando ela estava de barriga cheia ela cortava os peixes pela metade, às vezes os peixes saiam nadando só com a dianteira (cruel, eu sei). Ela ficou comigo por apenas 2 anos e 8 meses, mas quando morreu tinha 28 cm de comprimento. Eu viajei por dois dias e quando voltei ela tinha morrido. Foi muito triste para mim, mas sinto falta dela até hoje. Faz mais de 14 anos que isso aconteceu. Mas vale a pena criar um oscar, eles são muito leais a seus donos.

Contribuído por José Luis Neves
Comentário

Este peixe, é simplesmente um amigo de seu dono. Reconhece quando chega perto do aquário, e faz show de acrobacias e danças simplesmente para agradar seu amigo, às custas do alimento fornecido. De preferência guppies ou filetes de peixe. Ter um animal deste como amigo é uma experiência inacreditável, pela terapia de contemplação. Fique pelo menos meia hora por dia em frente seu aquário e não perca nenhum movimento. Detalhe; não vai achar que é no segundo dia de amizade que você irá conquistá-lo, isto leva tempo, e chame-o por um nome.

Contribuído por Gustavo Crivellenti
Comentário

Meu oscar preferido é um tigre-véu, está comigo há dois anos e possui hoje cerca de 30 cm. É meu rotweiller aquático. Meu amigo, toda vez que me aproximo do aquário, interage chegando a festejar quando chego em casa. Se alguém estranho se aproxima do aquário e ele não gosta, se arrepia e muda de cor na hora. Convive com um oscar albino (10 cm), e outros peixes de mesmo porte, num aquário de 380 L. Noutro aquário de 280 L possuo um oscar bronze (10 cm) e dois Tigres pequenos (10 cm e 5 cm) inseparáveis, também com outros peixes comparáveis. Em ambos os aquários vivem em harmonia, mas sempre demonstram o domínio de seu território. Alimentam-se de ração industrializada e de pequenos peixes, que faço questão sempre de ter um pequeno cardume, dos quais se alimentam apenas quando sentem fome, nunca matando-os simplesmente por matar. Meus melhores peixes com certeza são meus Oscar's. O véu é o xodó aqui de casa.

Contribuído por Haindell Freitas

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L