Peixes Ornamentais em Aquário

Astronotus ocellatus
Oscar (Apaiari)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Oscar (Apaiari) - Astronotus ocellatus

Fotos & Comentários

Astronotus_ocellatus_14.jpg (15kb)
Fotografia: Roy RSV
Comentário

Eu sempre tive Kinguios e Carpas, e era meu sonho ter um Oscar. Há quase um ano comprei um Oscar Tigrado e vi como este peixe é maravilhoso. São peixes muito curiosos e espertos. Gostam de deixar o aquário do seu jeito. Já me cansei de arrumar os enfeites que o Scar (esse é o nome que dei a ele) teima em desarrumar. Ele mexe em tudo, desde o termômetro até os enfeites como pedras e plantas. São peixes muito resistentes mas que não toleram o frio. O meu de repente deixou de comer. Pesquisei e descobri que se mantidos abaixo de 21°C, param de se alimentar. A solução foi comprar um termostrato e depois disso o Scar não apresentou nenhum problema. São muito curiosos, prestam atenção em tudo que se passa fora do aquário. É o melhor peixe para se ter, pois é resistente, bonito e simpático. Talvez o único problema seja ter que dar-lhes peixes vivos para comer. Mas mesmo assim, é emocionante ver seu Oscar perseguindo um vulnerável peixinho!

Contribuído por Thalita Branco
Comentário

Meu Oscar se foi esse ano, viveu 4 anos. Quando eu mudei o aquário de lugar, ele ficou menos de 1 ano lá e se foi. Antes ficava no meu quarto e era um grande amigo, vinha fazer festa quando passava. Comia de tudo, ele era companheiro de um peixe cobra que depois desapareceu. Meu oscar matou 6 outros. Eu tinha ele apenas e coloquei mais 6 no aquário e ele detonou com todos os outros. Creio que ele morreu com alguma doença que deu de um dia para o outro, pois ele estava bem esperto e sem nenhuma doença aparentemente...fiquei muito triste.

Contribuído por Bertola
Comentário

O óscar é um peixe fascinante de hábitos bastante peculiares, esperto e atento a tudo, sempre muito arisco e bastante brincalhão é um peixe capaz de trazer muitas alegrias ao seu criador. Tenho criado Óscars há quase 6 anos, o mais velho que tenho é um red com 5 anos. Ele além de comer na minha mão, aceita que eu faça carinho nele. Já tive outros e também tentei criá-los juntos a outros, mas não consegui. Obtive o mesmo insucesso tentando reproduzí-los em cativeiro.

Contribuído por Lucas Martins
Comentário

Comprei um oscar tigre há sete anos atrás com 3 cm. Hoje ainda tenho este oscar, em um aquário de 1,30 m e ele esta com 37 cm, verdadeiramente uma espécie que reconhece o dono e diria que o peixe de aquário mais inteligente que já vi em 20 anos de aquarismo.

Contribuído por Rafael do Amaral Galvão
Comentário

Ao contrário de alguns relatos, meu Apaiari nunca aceitou ser tocado, era só alguém colocar a mão na água e levar uma “bela” mordida, aliás, às vezes nem precisava colocar a mão na água, era só fingir que tinha ração na mão que ele saltava a ponto de uma vez ele cair no chão (nunca mais fiz esta brincadeira). Pouquíssimas vezes alimentei ele com peixes vivos, mesmo assim desenvolveu-se muito bem e em pouco mais de seis meses o aquário de 140 litros ficou pequeno. Transferi ele para uma caixa d’água de 500 litros e lá ele continuou crescendo, até que um dia a caixa estourou e eu perdi todos os peixes que estavam nela.

Contribuído por Fauze Calixto Said
Comentário

Tenho um oscar adulto ja com 3 anos. Sou apaixonada por ele...é o meu cachorrinho! No começo quando veio pra minha casa demorou a comer. Deve ter estranhado a mudança. Mas acabei comprando-o para fazer parte de um espetáculo de dança. A paixão foi tanta que fiquei com ele. Ele não liga muito pra ração, então comecei a dar maçã na boca, depois fui pro caqui chocolate, que por sinal ele amou. Hoje dou ração de tartaruga com sabor de camarão, simplesmente ele só quer saber disso o tempo todo que estou ao seu lado! Parece até um maluquinho, rejeita qualquer coisa em troca da ração. Também já dei queijo branco e ele também ficou doido com o queijo. Outra coisa que ele adora é o cafuné que faço sempre, ele até fica paralisado de tanto que gosta. Realmente é muito inteligente, sabe quando estou por perto, fica feliz e faz graça, é uma paixão...

Contribuído por Beth Risoléu

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L