Peixes Ornamentais em Aquário

Astronotus ocellatus
Oscar (Apaiari)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Oscar (Apaiari) - Astronotus ocellatus

Fotos & Comentários

Astronotus_ocellatus_13.jpg (32kb)
Fotografia: klbrz
Comentário

Há algum tempo atrás já tive 2 Oscars tigres que por motivo de falta de espaço tive que devolver à loja com o coração na mão. Hoje estou com um Oscar Red Albino de 5 cm e uma tilápia vermelha de uns 8 cm. Por enquanto tudo ainda está em ordem (até nadam juntos de um lado a outro do aquário!). Em breve irei adquirir mais 1 Oscar Red Tiger ou um Oscar bronze e um cascudo para fechar a população de meu tanque que tem as seguintes caracteristicas: volume 500 litros, pH 7,0 a 7,2, temperatura 26 a 30°C, 1 Filtro externo Millennium 3000 e 1 Aqua-clear 300. A manutenção deste tanque eu faço semanamente, troco 70 litros d'água e também troco os refis dos filtros de 45 em 45 dias. A alimentação acho uma das mais divertidas partes da criação de Oscars! O meu, como é pequeno, tem como base Tetra Phyll (essa é para a tilapia que é herbivora, mas o oscar que por sinal é muito guloso acaba comendo bastante desta ração!) e Tetra cichlid (ex-Doromin). De 2 a 3 vezes por semana alimento-o com artêmias congeladas ou vivas. Quando acho insetos também dou (cuidar para sempre dar insetos sem ferrão pois o Oscar pode sofrer com o veneno de insetos com ferrão!). Ainda se tratando de alimentação de Oscars sou totalmente CONTRA alimentá-los com peixes pequenos vivos (platy, goldfish, etc). Não acho isso necessário de forma alguma pois os mesmos nutrientes podem ser encontrados com facilidade em rações e outros alimentos naturais como tubifex, artêmias, etc. Espero ter ajudado a todos e quem esta penando em coprar este peixe nem pense...vá direto comprar! :)

Contribuído por Lucas Cunha
Comentário

Eu tenho 3 exemplares em um aquário de 300 L, dos quais 1 é tigre (10 cm e 2 meses), 1 Ruby (30 cm e 2 anos) e 1 Albino Ruby (20 cm de 1 ano). Quando eu trouxe o Ruby para o aquário ele já tinha 26 cm e imaginei que ele fosse comer todos os outros peixes menores. Por incrível que pareça, todos os peixes pequenos nadavam na frente da boca dele e nunca nenhum foi comido. Na ocasião o Tigre era minúsculo e mesmo assim não se intimidava com o Ruby. Por incrível que pareça o "dominante" no aquário é o Albino. Todos que vem para visitar o meu aquário dizem que é incrivel a índole pacífica dos peixes que tenho no meu aquário. O maior de todos é o único que não come alimento vivo de jeito nenhum, come apenas ração. São os mais pacificos que já tive. Na hora de escolher um Óscar você nunca sabe o que vai encontrar.

Contribuído por Aurélio Hashimoto
Comentário

Eu tenho 3 oscars, e obtive um bom casal para reprodução colocando três oscars com características diferentes, como: um mais escuro, outro maior, com a cauda pontuda nas extremidades, etc. Passado um mês, 2 começaram a expulsar o outro, então eu separei-o do grupo. Agora eles limpam as pedras lisas, num comportamento de casal, nadam juntos, fazem disputas. Eles comem larvas de tenébrios, libélulas, tetra cichlids, tetra discus, alcon oscar e muitos outros complementos.

Contribuído por André Benitz
Comentário

Comprei um oscar com cerca de 5 centimetros e coloquei em meu aquário comunitário. O pobre do peixe apanhava de todo mundo. Mas de tanto comer, ele logo triplicou de tamanho e percebi que os outros peixes estavam desaparecendo dia a dia, aí o jeito foi eu colocá-lo em um aquário separado. Como não conhecia o comportamento do oscar, decorei todo o aquário, plantei, e deixei tudo perfeito! O danado do peixe destruiu tudo! Arrancou as plantas, fez enormes crateras no solo, tirou as pequenas pedras do lugar, tentou devorar até a pedra porosa da bomba de oxigênio! Minha prima ficou encantada e me pediu o oscar, dei para ela. Mas não demorou 1 semana ele estava de volta! Tinha bagunçado todo o aquário dela, devorado seus neons, e outros peixes! Hoje ele está com mais ou menos 22 cm e vive sozinho em um aquário com apenas um enorme tronco, pois foi o único objeto que ele ainda não tentou comer. Sua alimentaçao é feita de insetos, pequenas rãs, carne, e rações para peixes, gatos e cães! Tenho um papagaio que vive em um poleiro pertinho do aquário do JUBILEU (meu oscar) e de cima do poleiro o papagaio deixa cair dentro do aquário pedaços de frutas como manga, goiaba, deixa cair pão, bolo, biscoito recheado, até sementes de gira-sol...e por incrível que pareça o Jubileu come tudo e nunca ficou doente! Oscar é um otimo peixe, muito resistente e aceita uma dieta de quase todo tipo de alimento. Seu único problema é que come os outros peixes e bagunça o aquário!

Contribuído por Givenchy Junior
Comentário

Eu tenho 10 anos e tenho um Óscar Albino Red Tiger há um ano que ganhei do meu tio. O Óscar é um peixe muito agressivo com os outros peixes e ao mesmo tempo muito dócil com o dono. Não compre peixes menores que ele, pois pode comê-los, ou do mesmo tamanho porque ele mata! Já tentei colocar uma Dianema, não durou nem cinco minutos. Ele não comeu porque a Dianema tem espinho, só a matou. O Óscar a enforcou com a boca. Por isso não coloque peixes depois de muito tempo que você tem o Óscar. Ele é um ótimo peixe, porque ele é resistente e reconhece o dono além da sua inteligência.

Contribuído por Hugo Silveira
Comentário

Tenho um Oscar Tigre comigo há três meses. Na primeira semana ele já comia na minha mão e me reconhecia. O mais difícil, na minha opinião, é fazer ele aceitar carinho. O meu só deixa eu encostar de leve. A procriação não é difícil. Você deve comprar seis Oscars. Eles então formarão casais. Separe os casais. Com 10 cm eles normalmente já podem procriar. Eles vão desovar numa pedra lisa ou cavarão um buraco no substrato. Alí a fêmea colocará os ovos e o macho os fecundará. Os pais cuidam dos filhotes dedicadamente. A distinção sexual é possível apenas na época de reprodução, quando a fêmea deixa à vista o ovopositor (um tubinho que aparece na região anal). Para um exemplar deve-se ter 200 L e para dois deles 300 L, pois são peixes que crescem muito. Plantas? Depende. Tem Oscar que as aceita e Oscar que as destrói. Só dá pra saber arriscando. O essencial são pedras grandes e troncos, além do substrato, é claro. A alimentação é basicamente ração industrializada, ração caseira, gammarus, carne, coração e fígado de boi ou de frango, insetos sem ferrão, peixinhos, etc. É um peixe que encanta a qualquer um, por sua beleza e inteligência. A filtragem deve ser de no mínimo 10x o volume de água do aquário por hora, pois o Oscar é um peixe muito sujão, que cospe a comida fora de vez em quando. Ah! Quase esqueci: Oscars podem viver por até 18 anos. Antes de comprar um pensem no que falei.

Contribuído por Ricardo



 Páginas:  1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L