Peixes Ornamentais em Aquário

Astronotus ocellatus
Oscar (Apaiari)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Oscar (Apaiari) - Astronotus ocellatus

Fotos & Comentários

oscar4.jpg (24kb)
Fotografia: Munish Jauhar
Comentário

Eu tenho em meu aquário dois oscars, um tigre e um bronze. Quando coloquei eles, tinham cerca de 4 cm. Hoje eles estão com dois meses de idade e tem quase 16 cm, é interessante notar que o crescimento desse peixe é extremamente rápido. Mas enfim quando eles completaram dois meses, mataram o meu jack dempsey azul que é um dos peixes mais lindos que eu já tinha criado, pois este estava com quase 20 cm. Mas pelo oscar ser um peixe tão amável não consigo me desfazer deles. Aqueles pestinhas demoliram com a decoração do aquário que antes era todo plantado. E mais uma coisa, como comem essas ferinhas, eu os alimento com doromin, doromenu, coração de boi, peixes e insetos vivos.

Contribuído por Tiago Dumont
Comentário

Sempre achei que aquele ocelo que os Óscars possuem na cauda fossem apenas um modo de defesa, confundindo predadores na hora do ataque, já que a maioria visa a cabeça de suas presas. Mas vendo o meu, creio que ele também use para o ataque. Quando coloco alguns peixes rápidos para ele se alimentar, como os Lips, ele costuma ir nadando para trás em direção ao cardume, assustando-os e encurralando-os em algum canto do aquário, e quando os Lips pensando estarem fungindo, correm exatamente para o lado da cabeça dele, é onde ele rapidamente dá o bote! É realmente muito interessante vê-lo caçar!

Contribuído por Rafael Abreu
Comentário

Há alguns anos atrás, conheci este peixe que acabou se tornando uma paixão. Criei 5, sendo 2 albinos, um red, um bronze e um tigre. Para poder criá-los, tive que abrir mão das outras espécies para poder me dedicar exclusivamente a eles. Com o passar do tempo, eles cresceram muito e tive que soltá-los num imenso tanque na chácara, onde ainda estão e saúdam todos que aparecem por lá. Recentemente, adquiri mais dois bronzes, que estão numa caixa d´água de 1000 L e assim que estiverem maiores também terão o mesmo destino dos outros. Espero, algum dia, poder colher os frutos dos cruzamentos.

Contribuído por Sylvio Murasawa
Comentário

O Óscar é realmente um peixe muito interessante. Em Março de 2000, "adotei" um pequenino Óscar-Tigre, que estava com apenas 3cm, e coloquei-o para dividir um aquário com um casal de Pintados (12 cm a fêmea e 15 cm o macho) e um Cascudo (hoje com 11 cm). Depois de, literalmente, ser arrancado da boca do Pintado macho, e por milagre sobrevivido, separei-o em um áqua hospital até atingir uns 6-7 cm, quando retornei ao aquário dos Pintados. Como alimentava os Pintados com carne, o Óscar sempre acabava comendo também, o que fez com que se desenvolvesse muito bem. Acabei por doar os Pintados ao Aquário Municipal de Santos, pois estavam ficando muito grandes, e fiquei só com o Óscar e o Cascudo. Logo após a saída dos Pintados ganhei de um primo um Beijador do mesmo tamanho do Óscar e coloquei-os juntos, e imaginando que o Beijador fosse apanhar já remontei o hospital. Para minha surpresa os dois permaneceram muito bem juntos, em um relacionamento simbiótico: o Óscar não atacava o Beijador e este, em troca, limpava suas escamas. Hoje meu Óscar está com uns 16 cm e o Beijador é do tamanho de seu rabo, e continuam se dando bem, ele é o único peixe menor que o Óscar que não é devorado.

Contribuído por Rodrigo Ferrão
Comentário

Tenho um Oscar Albino e comigo já está há 1 ano e 02 meses. Quando adquirí-o tinha aproximadamente 4 cm, hoje ele atinge os 23 a 24 cm. Ele tem como prato principal minhocas cultivadas em meu jardim. Sempre fui criador de peixes e sempre comprei rações para alimentá-los, fiquei impressionado quando o Oscar começou a comer minhocas, hoje em dia ele dispensa boa parte da comida industrializada, só quer saber de minhocas. Acho que para ele é a melhor alimentação que existe, cheguei a dar presunto cozido, salsichas cruas, mas de nada adiantou, ele gosta mesmo são das minhocas. Espero que com esse desenvolvimento ele chegue a superar a marca dos 35 cm. Ele é criado em um aquário de 215 litros, mas acho que vou colocá-lo em um aquário de 600 litros para ele poder ficar mais à vontade.

Contribuído por Marcio Zago
Comentário

Eu tive um peixe Oscar. Comecei a criá-lo quando era pequenininho, e o aquário tinha outros peixes como tricogasters, matogrosso, etc. Conforme foi crescendo, os peixes começaram a sumir e precisei deixá-lo sozinho. E daí em diante, nem plantas o aquário tinha mais, pois as destruia. O termostato, precisei comprar três, pois ele os quebrava. Além de maravilhoso, possui um jeito misterioso, e conhece o dono. Precisei mandar ele embora pois estava crescendo demais e o aquário estava ficando pequeno para ele. Muito triste, mas não poderia deixá-lo viver em um lugar desconfortável.

Contribuído por Cristina



 Páginas:  1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L