Peixes Ornamentais em Aquário

Astronotus ocellatus
Oscar (Apaiari)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Oscar (Apaiari) - Astronotus ocellatus

Fotos & Comentários

Astronotus_ocellatus_16.jpg (30kb)
Fotografia: Roy RSV
Comentário

Tenho um Apaiari albino há pouco mais de um ano. Era, por assim dizer, um antigo "sonho de consumo". Decidi comprá-lo quando aceitei a idéia de que, se necessário, desalojaria os demais peixes do aquário. Comprei-o com apenas uns 4 cm e ele ficou bastante tímido na presença de peixes bem maiores. Devidamente alimentado, ou seja, com fartura e variedade de comida de todo o tipo, inclusive viva, o Apaiari rapidamente ultrapassou a marca de 20 cm de comprimento. Devido ao seu "forte caráter", ele passou a viver sozinho em um aquário de 240 L. Os demais peixes, apesar de grandes, foram transferidos para um tanque. Mesmo um Pangassius de mais de 20 cm não tinha vida tranqüila na presença do Apaiari. Seu único companheiro é um Cascudo parrudo o suficiente para aturar o incessante assédio. É um relacionamento interessante, pois o Cascudo aproveita as sobras do Apaiari e, além disso, elimina o excesso de algas. Toda vez que o pobre Cascudo sai de sua toca, o Apaiari o segue e chega a quase deitar-se sobre ele. Não o ataca mais, pois já sabe que a carapaça é dura demais. Tenho lido e escutado muitas coisas sobre este peixe. Sua "inteligência", agressividade e voracidade são sempre mencionadas. Em minha opinião, o "charme" do Apaiari está em sua dieta. Aqui em casa ele come de tudo um pouco. Sua alimentação consiste, basicamente, de comida para filhotes de cães. Recomendo a Frolic Jr. por ser mais macia. Como complemento alimentar, costumo dar-lhe: carne crua, outros peixes menores (e.g., espadas), largartixas, lagartas, baratas, percevejos, besouros, mariposas, etc.. Assim, ao contrário de em outras casas, aqui é uma alegria danada quando encontramos algum inseto invasor. É só ter o trabalho de capturar vivo o bichinho e deixá-lo na superfície da água, que o Papão (Esse é o nome do Apaiari.) faz o resto do serviço. Algumas vezes, eu faço umas experiências interessantes. Outro dia, encontrei uma daquelas lagartas que queimam e resolvi testar o apetite do Papão. Ele bem que tentou, matou a lagarta, mas não conseguiu aturar aqueles cabelinhos peçonhentos. Na verdade, de uma forma ou de outra, ele sempre abocanha e mata o vítima. Algumas vezes, ele não consegue engolir o corpo todo e deixa alguns restos que tenho que retirar do fundo do aquário. Certa vez, dei para ele comer um japonês de escama perolada que estava morrendo. Ele prontamente pegou-o pela cabeça e começou a engoli-lo. Ficou engasgado por mais de uma hora, pois a barriga do peixe era muito grande e não passava pela garganta. Dando uns espasmos violentos, ele conseguiu arrancar a cabeça, desvicerar o peixe e cuspir o resto da carcaça para eu jogar fora. É, ou não é, uma "figuraça"?

Contribuído por Álvaro Pinto
Comentário

Eu mantenho um Óscar em um aquário de 200 litros com um filtro externo forte; as plantas ele arrancou quase todas, deixando o resto da decoração intacta. Com relação aos seus hábitos, ele realmente não aceita convivência com outros peixes que possa capturar e comer. Eu mantenho nesse meu aquário com o Óscar um cascudo e um Bótia azul sem maiores problemas. Há a necessidade de trocas parciais de água com frequência(já que o Óscar "suja "muito a água. De resto é só seguir as recomendações fornecidas nos livros sobre este peixe. Ele é dócil, calmo e bem guloso.

Contribuído por Marcelo
Comentário

Eu tenho um oscar tigre de 10cm, eu o comprei com apenas 3cm e em 8 meses ele creseu tudo isso. Ele é o melhor peixe que ja criei pois é muito inteligente e comilão, em sua alimentação eu dou artemia viva 1 vez por semana, artemia congelada 1 vez por semana, coração de boi cru 1 vez por semana e no resto eu vario com as rações da alcon. Quando comprei não sabia nada sobre ele, nem o tamanho, e logo que eu o botei no aquário que era habidado por 7 neons, 3 acarás bandeiras palhaços, 1 telescópio, 1 coridora e 2 tetras pretos. No dia seguinte eu vi que só tinha 4 neons, 1 tetra e o resto normal. Observei o aquário e vi o oscar comendo o meu outro tetra, daí o que sobrou eu devolvi para a loja.

Contribuído por Fernanda
Comentário

Tenho um há 1 ano e comprei com uns 2 cm, agora tem 15 cm e não pára de crescer. Pode atingir os 35 cm. Se você o colocar em um comunitário, assim que os peixes couberem em sua boca, ele os comerá. Já vi Oscars com mais peixes, mas todos grandes, como cascudos adultos ou papagaios adultos. Mesmo assim, ele dá uma canseira nos outros. Os oscars recebem bem qualquer tipo de comida, principalmente ração (Doromin e Jumbo são as melhores), e a maioria come tudo. Já dei ração de carpa, Lips, ração de gato, cachorro, já dei cenoura, brócolis...e ele comeu tudo!! Torna-se caro de manter quando adulto, por isso muitos dão descarte de carne bovina congelada (coração e algo mais), o que suja a água tremendamente. Prepare-se para ter um peixe que vive muito (já vi um com 11 anos!!) e é sujão, muitas vezes expelindo a ração pelas guelras e sujando a água. Fora isso, as fezes são enormes e haja filtro. Esqueça decoração também, porque trata-se de um peixe decorador, arranca tudo, cava buracos e vive com arranhões se existir alguma pedra ou coisa assim.

Contribuído por Sergio Vitelli
Comentário

Comprei 2 Apaiaris há uns 2 meses e meio, eles chegaram aqui em casa com aproximadamente 2 cm. Coloquei eles no meu aquário maior, mas os outros peixes que eu tenho mataram um e o outro conseguiu se esconder, mas não comia mais. Peguei ele então e pus no meu aquário menor que estava cheio de barrigudinhos, e deixei ele lá quando eu fui viajar. Quando cheguei (15 dias depois), ele tinha dobrado de tamanho, e os barrigudinhos tinham diminuido bastante. Sabia que ele poderia comê-los, mas não sabia que ele sendo tão pequeno comeria peixe com a metade de seu tamanho. Hoje ele já está de volta ao aquário grande, está com mais ou menos 6/7 cm. É um peixe que cresce rápido (dependendo de como alimentá-lo) e que acostuma a comer na mão. Além de ser muito bonito.

Contribuído por Alexandre Figueiredo
Comentário

Eu tambem tive um Oscar, é um peixe espetacular! Comprei-o com apenas 3 cm, e consegui mantê-lo até aos 20 cm. É sem dúvida, o peixe mais resistente e interessante que alguem pode ter! Quando tinha que lhe dar comida, ia ao campo apanhar pequenos animais para ele, (cheguei até a fazer criação de grilos). Mas não cresceu muito, pois estava num aquário de apenas 50 cm, o que é bastante pequeno para um peixe desta envergadura.

Contribuído por João Rodrigues



 Páginas:  1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L