Peixes Ornamentais em Aquário

Astronotus ocellatus
Oscar (Apaiari)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Oscar (Apaiari) - Astronotus ocellatus

Fotos & Comentários

oscar7.jpg (28kb)
Fotografia: André Mantz

Nome: Astronotus ocellatus
Comp AquapHTemp
Origem: América do Sul
35 cm 300 L 7.2 26°C

Comentário

O Apaiari, ou então Oscar, é um peixe de inúmeras finalidades. Para nós aquaristas, um belo peixe ornamental. Também serve para controlar populações de peixes, como tilápias, em tanques de psicultura. Alguns o criam só pelo sabor da carne (na minha opinião, muito boa, mas não vá sair assando o seu Oscar), e em 1951 foi implantado nos açúdes nordestinos como uma solução para a fome que até hoje assola a região.

Contribuído por David Cunha
Comentário

Tenho um oscar há 9 anos, hoje com 40 cm, dourado, em um aguário de 250 litros. Ele é muito inteligente, come na minha mão. Ataca abrindo a boca contra o vidro quando aproximam pessoas que ele não tem a convivência. Chego até tirá-lo da água com as mãos. Cresceu alimentado com pequenos peixes, hoje alimento apenas com ração. Parabéns pelo seu site.

Contribuído por Silvio
Comentário

Eu tenho este peixe, predador que muitas vezes posso chamar de um voraz assassino. Este peixe para mim foi muito interessante pelo fato de mexer seus olhos, reconhecer seu próprio dono e até vim saltar fora d'água para capturar pequenos animais para alimento. Antes no começo do meu hobby de aquarismo, eu sentia muita dó de dar pequenos peixes como alimento, mas hoje eu não tenho piedade, às vezes vou para algum gramado procurar alguns insetos, como grilos e gafanhotos, para dar de alimento sem a minima precaução de perigo pois sei que este peixe é muito resistente e muito fácil de curar doenças como Ictio e parasitas.

Contribuído por Marcelo Ogata
Comentário

Este é meu primeiro peixe e estou simplesmente apaixonado por ele. Dócil com o dono, vem comer na mão. Mas logo no começo, matou o acará que o acompanhava, já que o rapaz da loja disse que eles se dariam muito bem juntos...Acho que o Oscar não compartilhava o desejo do vendedor e não consigo imaginá-lo com outro peixe (vivo) dentro do aquário! Realmente se recupera facilmente de doenças.

Contribuído por Sergio Vitelli
Comentário

O Oscar é sim um peixe agressivo, devido ao seu caráter de predador (peixes de mesmo ou maior porte podem permanecer junto desde que o Oscar não cresça muito). Uma dica interessante é no tocante a alimentação: carnes cruas, tipo fígado e coração bovinos são alegremente aceitas (além de seu valor nutritivo, o Oscar gosta e é uma ótima maneira de adestrá-lo a comer na mão). Deve-se observar que esse tipo de alimentação é complementar, e que em caso algum deve substituir a ração industrializada, que contém os nutrientes básicos para o desenvolvimento dos peixes.

Contribuído por Manoel Comar
Comentário

Sem dúvida nenhuma, o Oscar é um dos peixes mais gratificantes para se criar, mesmo que para isso seja necessário e aconselhável dedicar um aquário exclusivamente para ele. E de preferência de bom tamanho pois este tipo de peixe cresce rápido, principalmente se tiver espaço e alimentação adequada. Tenho um Red Tiger com 3 anos de idade. É um peixe resistente e fácilmente tratado se alguma doença aparecer. Gosta de trocas parciais de água porque dependendo do tamanho do aquário, tende a ficar muito ácida com o tempo e com um nível de amônia muito elevado.

Contribuído por Ronaldo B.



 Páginas:  1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L