Peixes Ornamentais em Aquário

Etroplus maculatus
Mexirica

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Mexirica - Etroplus maculatus

Fotos & Comentários

Etroplus_maculatus_1.jpg (16kb)
Fotografia: Hícaro Castro
Comentário

Tenho dois em meu aquário. São muito espertos e comilões. Também gostam principalmente das minhas plantas, em especial das samambaias, por isso aconselho evitar de introduzir muitas plantas desse tipo no aquário, mas em geral se dão muito bem com outras espécies e podemos ressaltar sua cor que é magnífica.

Contribuído por Mauricio Silva
Comentário

Possuo duas mexericas, que por sinal não se dão bem e às vezes são hostis com os demais peixes do aquário. Apesar de viverem em água com pH 6,8, estão lindos como normalmente são. Desaconselho misturá-los com peixes pequenos pois, apesar de gostarem de vegetais, comem peixes menores (perdi 6 neons). Um aquário montado estilo ciclídeo africano talvez seja melhor para espécie.

Contribuído por Maria Magalhães
Comentário

Concordo quando dizem que os mexiricas costumam atormentar outros de sua espécie, porém normalmente é para acasalamento. Em meu aquário chegaram a encantoar o terceiro (solteiro) mexirica até morrer. Passado certo tempo, aproximadamente 2 a 3 meses, os outros dois (casal) reproduziram. É interessante porque protejem os filhotes a todo custo, causando briga com todo o aquário, que tem neons, bicolor, cruzeiro do sul, rodóstomos, coridoras, e outros. E tem mais, so nadam em bando. Se um filhote desgarra, a mãe pega com a boca e coloca junto com os outros. Não acredito que venham a crescer, provavelmente virarão comida para os demais, porem é espetacular ver tal tipo de reprodução e cuidado "paternal" do casal, totalmente diferente dos molinésias.

Contribuído por Marcelo Arantes
Comentário

Tenho um aquário de 160 litros. Tenho 2 mexiricas, haviam 3, um morreu pois havia um tropheus azul que logo foi retirado. São peixes muito pacíficos, se dão bem em um aquário comunitário, pelo menos no meu. Convivem com plati, paulistinha, neon, acara, molinesias e espada. Recomendo pela cor e por ser um peixe que sempre está vasculhando o aquário, dando um toque especial pela sua coloração. É aconselhado mantê-lo em grupo de pelo menos 4 pois ficarão mais à vontade.

Contribuído por Claudio Cruz
Comentário

Tenho dois mexiricas. Quando comprados, há 6 meses, estavam do mesmo tamanho e coloração. Hoje o menor está com 3,5 cm e o maior com 5,5 cm. O maior sempre atormenta os demais peixes do meu aquário comunitário plantado. Após uma semana bastante atormentada para os outros peixes, o maior está vigiando uma pedra com 95 ovos.

Contribuído por um visitante
Comentário

Tenho 4 mexiricas no meu aquario de 200 litros. Elas tem a cor laranja forte, são lindas e devem estar com 8 cm. Tenho elas há um ano e elas não têm medo de nada. Vivem muito bem com meus 2 papagaios e as coridoras. Quando tenho que colocar coisas dentro do aquário ou limpar, fazer qualquer coisa elas são as únicas que não fogem, pelo contrário, ficam mordendo minha mão e são muito curiosas, querem olhar tudo de novo que chega. Na hora da comida elas ficam no topo do aquário junto com os papagaios, prontas pra devorar as larvas de mosquito congeladas, elas adoram.

Contribuído por Lia Marzullo
Comentário

Fico realmente surpreso com o sucesso dos aquaristas na criação de mexiricas em água doce comum. Fracassei diversas vezes, e o resultado foi sempre o mesmo: doenças e mortes. Não obstante, por ser amante da espécie, preparei um aquário salobro de 130 litros contendo rochas marinhas e substrato arenoso. Agora, possuo oito maravilhosos e saudáveis amigos, que apesar de um pouco de agressividade entre os seus, vivem bem na companhia de molinésias e um tímido abelhinha.

Contribuído por Matheus Zanchetta
Comentário

O Mexirica é um belo e exótico ciclídeo asiático, que melhor se adapta em água salobra. Contudo, é possível sua criação e reprodução em água doce e alcalina. Atualmente, possuo um casal em um aqua igual a um pequeno aqua de ciclídeos africanos, com plantas flutuantes, rochas e várias tocas. O casal atualmente toma conta de vários ovos depositados em uma pedra lisa, com menos de 24 horas, que ainda não eclodiram. Não sei se os alevinos sobreviverão, mas é fantástico ver os pais cuidando dos ovos. Apesar disso, os pais não demonstram comportamento demasiadamente agressivo com os outros peixes. Aparentemente, a Mexirica fêmea possui um pequeno tubo na cloaca, não presente no macho. São peixes indicados a qualquer amante do aquarismo, quer em razão das cores, espetaculares, quer em razão do comportamento, bastante pacífico para um ciclídeo. Além disso, quando o aqua estiver equilibrado e alcalino, mostram-se peixes bem resistentes.

Contribuído por Daniel Santerini

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L