Peixes Ornamentais em Aquário

Barbus oligolepis
Barbo Xadrez

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Barbo Xadrez - Barbus oligolepis

Fotos & Comentários

oligo1.jpg (24kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Barbus oligolepis
Comp AquapHTemp
Origem: Indonésia, Sumatra
5 cm 40 L 7.1 26°C

Comentário

É um peixe muito dócil e brincalhão, fica na dele, quando vê perigo ou algum outro peixe que tenta morder sua nadadeira, ele corre até despistá-lo. Come comidas vivas e se dá bem com flocos. Vive a uma temperatura de 28 a 30 graus. Aconselho a criá-lo em colônia de (3, 4). Ele é uma das exeções dos barbos, que têm fama de brigões ou brincadeiras pesadas...ele não faz nada de mal, ou que prejudique seu aquário ou outros peixes.

Contribuído por Marcel Figueiredo
Comentário

Estes barbos são pacíficos e se dão bem em aquários comunitários, geralmente com outros de sua espécie. O ideal seria um aquário de no mínimo 100 L, pois são bastante ativos (no entanto, podemos manter de 5 a 6 Barbos xadrez em um aquário de 80 L). Procure deixar a zona intermediária do aquário livre para que eles possam nadar ativamente. A qualidade da água e as trocas parciais são obrigatórias se você quiser manter esta espécie. Quanto ao aspecto químico, um pH de 6.6 a 6.8 é o ideal. Devemos oferecer uma filtragem e aeração eficientes, pois eles são suscetíveis à qualidade da água. A movimentação desta deve ser suave, pois águas muito agitadas os deixam assustados. Mantenha um aquário plantado para eles se sentirem bem, assim como locais de esconderijo para as fêmeas após as perseguições dos machos. É aconselhável mantê-los em um grupo de no mínimo 5, seguindo a proporção de 1 macho/3 fêmeas. Os machos geralmente são maiores e mais esbeltos que as fêmeas. Possuem cores mais fortes e nadadeiras dorsais e anais avermelhadas com uma borda preta. A fêmea por sua vez é mais roliça e de cores mais pálidas. Geralmente as cores que apresentam em cativeiro são diferentes daquela que apresentam na natureza, e sua reprodução também é difícil. Os machos ocasionalmente se estranham, mas esta é uma atitude mais de intimidação do que de agressividade. São onívoros, se dão bem com ração seca em flocos, melhor ainda se feita à base de vegetais ou spirulina. A sua alimentação deve conter vegetais (como espinafre), alimentos vivos e algas. O Barbo Xadrez requer cuidados simples, podendo ser criado por iniciantes. Podem viver de dois a quatro anos.

Contribuído por Fabiana Osawa
Comentário

Tive uma péssima experiência com esse barbo. Lindo e robusto, introduzi um casal no meu aquário e o macho agrediu fortemente meus barbo ouro e conchonio, além das paulistinhas. Tive de retirá-lo do aquário antes que acabasse com as nadadeiras dos barbos ouro. Consegui trocar o macho com a loja. Mantive a fêmea pois era mais tranquila, mesmo dando mordidas na cauda dos outros peixes de vez em quando.

Contribuído por Marcos Ibiapaba

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L