Peixes Ornamentais em Aquário

Haplochromis/Pundamilia nyererei
Nyerere Hap

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Nyerere Hap - Haplochromis/Pundamilia nyererei

Fotos & Comentários

nyererei1.jpg (19kb)
Fotografia: Owen Thistle

Nome: Pundamilia nyererei
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Victoria (África)
13 cm 200 L 8.2 28°C

Comentário

A variante "Python" da espécie nyererei é muito agressiva e territorial. Mesmo as fêmeas frequentemente mordem os da sua própria espécie. Felizmente, são resistentes e cada vez que estão à porta da morte elas podem recuperar completamente. Eu recomendo ter pelo menos de 2 fêmeas por cada macho. Mais de um macho não deve ser mantido em tanques com menos de 400 litros, e um único par não deve ser mantido em qualquer coisa como menos de 250 litros. Estes peixes necessitam de um fundo de pedras para se poderem proteger.

O Pundamilia nyererei "Python Island" é uma das onze variantes. Anteriormente foram chamados de Haplochromis mas reclassificados por Ole Seehausen em 1998. Estas variedades são distinguidas pela região em que são capturadas: Bacia de Ruti, bacia de Makobe, Bacia de Python, rochas de Nyegezi, ponto de Senga. Cada espécie tem uma coloração ligeiramente diferente. Este peixe em particular da foto vem da variedade de Python.

O Nyererei é um peixe muito colorido. A variante de Python tem uma testa alaranjada, com a região da maxila azul escuro e uma barra escura ao redor da testa, que passa através do olho com uma inclinação para baixo até ao fundo da maxila. Uma outra barra preta dominante funciona através da testa entre os olhos. As brânquias são preto brilhante. No corpo, quatro barras pretas dominantes são claramente vistas, enquanto uma outra barra preta pode ser distinguida apenas atrás das brânquias. Uma outra barra preta pode ser vista no pedúnculo caudal também. Estas barras grossas desvanecem-se ¾ acima da linha do corpo em direcção à barbatana dorsal. As barbatanas dorsais dos seus corpos são de laranja maçante, enquanto a coloração amarela é evidente entre as barras pretas grossas. O lado de baixo dos peixes é preto, e a laranja de sua parte traseira estende-se através do pedúnculo e da extremidade caudal onde a barbatana dorsal começa. A barbatana dorsal é azul clara, quase branca com salpicos da laranja na metade dianteira. A barbatana anal é de um azul vibrante e desvanece-se ao vermelho enquanto se espalha pelo corpo. A barbatana da cauda tem raios azuis brilhantes. O nyererei é muito similar aos Mbunas insectívoros do lago Malawi em traços morfológicos e habitat. Por exemplo, os machos dominantes também quase sempre indicam a sua cor cheia. Além disso, o seu habitat natural consiste em furos e em fendas entre as rochas na água rasa. Não obstante, os peixes toleram, na sua maioria, todas as condições de água.

No estado selvagem, alimentam-se removendo as larvas de insecto das fendas entre e sob as rochas, escolhendo e escavando, sendo frequente encontrar este peixe constantemente a rearranjar o cascalho. No aquário, entretanto, aceitam prontamente a maioria de alimentos, mas os flocos do spirulina suplementados com os alimentos congelados são recomendados.

Todo o habitat do nyererei é difícil de produzir. Sabe-se bem que os machos têm problemas da fertilidade. De facto, os machos capturados no seu estado selvagem mostraram ter taxas de fertilidade baixas. Quando são bem sucedidos, o período do incubação é aproximadamente de 28 dias, e o local da desova está guardado pela fêmea aproximadamente até uma semana após o nascimento dos alevins.

Contribuído por Jorge Vital

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L