Peixes Ornamentais em Aquário

Baryancistrus sp.
Acari Pepita (L18)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Acari Pepita (L18) - Baryancistrus sp.

Fotos & Comentários

Gold_Nugget_Pleco_2.jpg (29kb)
Fotografia: Michael Cursons

Nome: Baryancistrus sp. (?)
Comp AquapHTemp
Origem: Amazônia
35 cm 200 L 7.0 26°C

Comentário

O Acari Pepita é um dos muitos e maravilhosos "Novos Loricarídeos" que apareceram no hobby nos últimos anos, vários dos quais ainda nem têm nomes científicos. De fato, o nome comum "Acari Pepita" é provavelmente usado para descrever mais de uma espécie similar. Mas as características gerais dos Hypostomus são bastante semelhantes, ficando as principais diferenças por conta da aparência e do tamanho. Esta espécie parece ser bem menor do que o Cascudo Comum (Hypostomus plecostomus). Os membros do gênero são basicamente vegetarianos mas aceitam outros alimentos também, têm hábitos noturnos e sentem-se muito mais seguros se tiverem uma toca para chamarem de lar.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

O cascudo pepita é um peixe muito tímido, eu o mantenho em um aquário de pH 6,8 e temp. 28 ºC, com bandeiras e mato-grossos. Ele não parece ter medo dos outros peixes mas sim do movimento perto do aquário, por isso só sai de sua toca à noite. Durante o dia não se arrisca a afastar-se mais de alguns centímetros da toca. É um peixe herbivoro que come bastante, eu normalmente o alimento colocando pedras cobertas de algas que eu retiro de outro aquário e com pepino. Mesmo passando a maior parte do tempo escondido é um lindo peixe e muito útil para eliminar algas do aquário e com certeza vale a pena tê-lo no aquário.

Contribuído por Savio Jose
Comentário

Coloquei um Acari Pepita de Ouro no meu aquário há 5 meses. Estava com receio de colocar, pois o pH do meu aquário é levemente alcalino, algo em torno de 7.2 com injeção de CO2 e 7.5 sem CO2. No dia que vi alguns em uma loja não resisti e comprei. Para meu contentamento ele se adaptou muito bem. Nos primeiros 4 meses ele passava o dia inteiro dentro de um tronco artificial que eu coloquei para ele, mas neste último mês ele passou a apresentar um comportamento que li na versão em ingles deste site, ou seja, agora ele passa a maior parte do tempo embaixo da queda d'agua do filtro externo. Quanto à alimentação, ainda não entendi bem seus hábitos. Costumo colocar pepino ou abobrinha umas 3 vezes por semana. Em algumas noites ele come bastante, já em outras ele nem toca na rodela. Agora que ele se acostumou a ficar embaixo do filtro, o Betta macho que mantenho no mesmo aquário está tentando ocupar o tronco do cascudinho. Por isso, de vez em quando ele dá um chega-prá-la no Betta, mas nada sério.

Contribuído por Paulo Araujo
Comentário

Este peixe é interessante! É um peixe que vive naturalmente em correntezas, por isso procura as saídas dos filtros externos. Já acordei várias vezes pela manhã, e o Pepe (nome do Pepita) estava quase dentro do filtro, entrando pela saída d'água...às vezes ele fica deitado na vertical, preso pela boca, e às vezes ele entra mesmo no filtro, sendo barrado pelo refil do Millenium 2000. Ele é meio desajeitado com plantas, e as plantas novas, que ainda não se fixaram, às vezes aparecem boiando pela manhã, por causa de sua delicadeza. Acho que ele pensa que é pequeno!

Contribuído por Alexandre Azevedo
Comentário

Possuo sete cascudos diferentes em meu aquário de 200 litros e posso dizer com certeza que o fato de eles serem tímidos ou não depende fundamentalmente do momento em que ele passou a ser criado em um aquério bem ambientado. A minha pepita de ouro, por exemplo, tem apenas 3 ou 4 cm, e é justamente o loricarídeo que mais se apresenta na frente do aquário, junto com outros dois pouco maiores do que ela. Possuo um outro cascudo que foi criado em um tanque de reprodução e, desde que o coloquei no meu aqua, não o vi mais.

Contribuído por Alex Fabiano
Comentário

Tenho um pepita, é super tímido, fica durante o dia embaixo do tronco, mas quando está com fome, sai e fica nadando por todos os cantos do aquário. Aprendeu a comer pepino e abobrinha, porque no começo nem queria chegar perto. Eu recomendo o pepita para quem pretende adquirir espécies de cascudo. E por curiosidade, dados sobre o pepita que vi em uma revista: Tamanho: 30 cm. Temperatura: 25 a 28°C. Origem: Rio Xingu (Bacia Amazônica).

Contribuído por John Nakachima



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L