Peixes Ornamentais em Aquário

Paracheirodon innesi
Neon Verdadeiro

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Neon Verdadeiro - Paracheirodon innesi

Fotos & Comentários

neon2.jpg (26kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Paracheirodon innesi
Comp AquapHTemp
Origem: Peru
4 cm 40 L 6.8 24°C

Comentário

Peixe bastante raro atualmente, sendo considerado no passado como já extinto, devido à coleta predatória visando a exportação. Atualmente o Neon é protegido por uma lei do IBAMA, que impede sua coleta e captura em determinadas épocas do ano, preservando assim o período de reprodução da espécie. Seu comportamento é similar ao Neon Cardinal, preferindo águas moles e ácidas, vivendo pacificamente em aquários comunitários, de preferência com peixes de seu tamanho. É importante manter a qualidade de água com um bom sistema de filtragem.

Contribuído por Edson Porto
Comentário

Eu sou português e aqui este peixe e muito comum, posso dizer que é dos peixes mais comuns e geralmente um dos escolhidos por principiantes. Foi o meu primeiro peixe, e posso dizer que gosta muito de andar em cardume (muito numeroso, se possível). Adora viver em aquarios plantados e, devido ao pequeno tamanho, tem que ter vizinhos pacíficos. É um peixe fácil de manter. Prefere as águas ácidas (para os reproduzir tem que ter água mole e ácida), mas também é capaz de suportar águas neutras ou até alcalinas. É um peixe que, pela sua cor, dá bastante vida a um aquário plantado, eu considero-o indespensável.

Contribuído por Rui Oliveira
Comentário

É espantoso como estão quase sempre juntos em cardume e têm um temperamento tão interessante. São calmos e pacificos mas quando é para comer, alí vão eles a nadar vigorosamente para apanhar a comida! Tenho um cardume de 10 Neons que habitam com Escalares jovens habituados com espécies mais pequenas, com Molinésias e Colisas Lalia. Se costuma dizer que os Cardinais são mais bonitos, mas eu penso que os Neons verdadeiros são ainda mais bonitos e interessantes de ter num aquário.

Contribuído por Artur Domingues
Comentário

Reprodução de neon em cativeiro:

Um dos mais belos peixes de água doce que se tem notícia é o nosso Paracheirodon innesi, que com a sua bio-luminiscência trás um encanto único para os aquários de água doce do mundo todo. Para quem não sabe o Dr. Axelrod foi um dos pioneiros na captura desse peixe e seus semelhantes para aquários. O Dr.Herbert R.Axelrod é também o dono da revista Tropical Fish and Hobbyst e o "pai" do Atlas que todo lojista tem para pesquisar: o "Dr. Axelrod's Atlas". Mas o interessante nessa espécie da bacia do alto Rio Negro e que tem sofrido altíssimas perseguições para a comercialização é o fato da sua reprodução em cativeiro. Houve vários estudos que durante anos levaram a nada. Tentou-se trazer a qualidade de água idêntica ao local de origem do animal, e nada. Variações na temperatura, e nada. Mudança e variações na alimentação, e também nada. Houve então uns hobistas alemães doidos que, não satisfeitos, foram mais a fundo no clima que reina naquela região com todas as suas matizes, e buscaram reproduzir ao máximo tudo que acontece naquela região. A primeira coisa: chove, mas chove intensamente o que ocasiona uma variação muito grande no pH e na dureza da água. Tentou-se então a mudança de dureza e pH repentinos e o resultado foi também negativo. Escureceu-se então o aquário para imitar mais ainda as condições do Rio Negro. Também nada.

Daí houve uma apelação para a criatividade humana: somando tudo que já havia-se feito, por que não imitar a chuva? Com um regador sobre o aquário, trovões com o barulho de uma folha-de-flandre e raios com um flash de uma máquina fotográfica, e deu certo! Os Neons desovaram no aquário. Nada como imaginação. Para quem quiser tentar vale a dica: o Neon é um peixe de água ácida, que pode eventualmente suportar água ligeiramente alcalina. É muito dócil, o que o leva a ser uma presa fácil para qualquer outro peixe. NUNCA o coloque com Carpas, Kinguios e outros peixes grandes - servirão de alimento. Alimente-os com comida viva ou congelada pelo menos uma vez por semana. Deixe seu aquário intensamente plantado. Coloque pelo menos 10 indivíduos no aquário e tente diminuir a dureza da água, eles terão uma coloração bem mais acentuada. A despeito do que se pensa, eles não são peixes sensíveis, nós é que muitas vezes não lhes damos condições mínimas de sobrevivência.

Contribuído por Fabio Inoue
Comentário

Peixes lindos e calmos. Gostam de nadar em bandos e são ótimos para iniciantes. Suas cores e formas dão mais vida ao aquário, o que agrada às crianças. Ele é muito pacífico. Gosta de aquários cheio de plantas, pedras e troncos.

Contribuído por Mauricio Candido
Comentário

Tenho o prazer de ter esta magnifica espécie. São peixes calmos e dóceis, ideais para principiante. Tenho 5 no meu aquário. Apesar do grupo não ser muito grande eles nadam felizes e confiantes por todo o aquário. Recomendo a todos.

Contribuído por André Figueiras

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L