Peixes Ornamentais em Aquário

Yasuhikotakia morleti
Bótia Gambá

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Bótia Gambá - Yasuhikotakia morleti

Fotos & Comentários

Botia_morleti_2.jpg (23kb)
Fotografia: Martina Cizkova

Nome: Yasuhikotakia morleti
Comp AquapHTemp
Origem: Índia a Tailândia
10 cm 100 L 6.8 25°C

Comentário

Adquiri uma há alguns meses e estou encantado com sua vivacidade dentro do aquário, o qual mantenho com pH neutro e temperatura 26°C. Fez de um espaço em baixo do tronco de aroeira sua toca, mas notei que a toca já está pequena para ela devido ao seu rápido crescimento. Se o aquário for plantado, aconselho enraizar bem as plantas, pois a bótia Skunk (bótia morleti), pode desprendê-las do substrato. Sua convivência com outros peixes é pacífica desde que não tentem beliscar sua comida de fundo. Os únicos peixes que demonstrou desafeto, foram minhas coridoras sodalis, as quais persegue constantemente, mas nenhum dos casos chega a ser sério. Às vezes ela sobe à superfície para pegar alguns flocos. É um bom peixe para se criar e observar, possui hábitos diurnos e noturnos, e rápida adaptação.

Contribuído por Rafael Pacola
Comentário

Peixe muito agitado e agressivo. Adquiri 2 exemplares e quando larguei no aquário, eles acabaram com o sossego dos outros peixes. Eles ficavam todo o tempo mordiscando os Acarás-Bandeira, Bótias Palhaço e outros. Tive que me desfazer deles. Não recomendo esta espécie de Bótia.

Contribuído por Hairton
Comentário

Tenho um bótia gambá em meu aquário comunitário de 100 L. Ele possui um colorido mais sólido que o da foto, sem essas manchas escuras próximas aos olhos. Ele fica muito tempo procurando tocas, chegando a ficar de cabeça para baixo para se "entocar" em espaços que ele parece não conseguir passar, mas quando isso acontece ele sai de "ré" de dentro dessas tocas. O restante do tempo, fica "cochilando", na parte posterior do aquário, se apoiando nas barbatanas,sem nenhum outro habitante incomodá-lo. É um peixe interessante e de preço bastante acessível, em comparação a outros bótias. Eu o mantenho há cerca de 10 meses em um aquário de pH 6,8 e temperatura de 27ºC, tendo um aspecto e um comportamento bastante saudável.

Contribuído por Kleber Salviati
Comentário

Tenho uma botia gambá há mais de 2 anos. Este é um peixe noturno, gosta muito de ficar entocado, exceto pela manhã quando estou alimentando os peixes e ela aparece. Ela convive muito bem com 3 acanthopthalmus, estando sempre junta com alguma delas mesmo na toca. Porém é um peixe que não gosta quando outro peixe, pricipalmente os meus sumatramos, passam perto da toca dela.

Contribuído por João Luiz
Comentário

Essa espécie de Bótia realmente é a mais vivaz de todas. Possuo 3 dessas em meu aquário de 250 litros. Elas realmente não deixam nenhum outro peixe em paz. Ficam correndo o aquário durante todo o dia, não ficam escondidas e só sossegam ao apagar as luzes. Adoro essas bótias, mas elas são muito chatas mesmo.

Contribuído por Rodrigo Magrani
Comentário

Há 2 anos comprei 2 destes botias. Os 2 lutaram até que 1 morreu. Depois o que sobreviveu virou-se para os outros peixes os botias palhaço nem podem sair dos esconderijos. Passa a maior parte do tempo em altas perseguições, torna-se muito desagradável para quem quer olhar o aquário e relaxar um pouco e o pior vai ser removê-lo do aquário, mal vê a rede esconde-se, tenho muito trabalho pela frente só para o apanhar num aquário de 100x40x40 cm.

Contribuído por Fernando Oliveira
Comentário

Estava numa loja de peixes a pesquisar sobre novas espécies e foi ai que deparei com um bótia muito bonito, que parecia inofensivo: o bótia gambá (Botia morleti). Comprei um. Chegou ao meu aquário e parecia estar tudo a correr bem. E estava, o peixe era muito curioso, mas isso é normal num bótia. Passadas duas semanas apareceram-me dois caracóis no meu aquário que tem 200 litros e muita vegetação. Com receio de se alastrarem rapidamente, comprei um bótia palhaço. Este não tratou do assunto dos caracóis porque o bótia gambá não deixou. Andava sempre atrás dele a morder-lhe as barbatanas e não o deixava sequer dar uma volta ao aquário...quanto mais comer. Passados dois dias o meu bótia palhaço estava quase morto e sem barbatanas, foi aí que resolvi retirar o bótia morleti e ir devolvê-lo à loja. Agora o bótia palhaço está a recuperar as barbatanas e já comeu os caracóis, e o bótia gambá está na loja num aquário isolado por ser tão agressivo.

Contribuído por Bernardo Antero

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L