Peixes Ornamentais em Aquário

Poecilia sphenops
Molinésia Preta

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Molinésia Preta - Poecilia sphenops

Fotos & Comentários

Molly_Poecilia_sphenops_7.jpg (17kb)
Fotografia: Dusko Bojic

Nome: Poecilia sphenops
Comp AquapHTemp
Origem: México a Colômbia
6 cm 60 L 7.5 27°C

Comentário

As Mollys são peixes vistosos, principalmente os machos com cauda de lyra (ou véu). Bastante comilões e ligeiramente maiores que os Espadas e Platys, são extremamente activos, por vezes agressivos entre si e para com os peixes mais pequenos, fundamentalmente quado existem muitos machos no aquário. Existe uma vário leque de padrões de Mollies, mas a grande maioria são alaranjadas, no entanto, existem brancas, pretas, mármores, verdes e outras cores. Preferem principalmente alimentos vegetais e nadam na parte superior do aquário. No que diz respeito à sua reprodução, é bastante fácil, visto ser vivíparo. Prefere águas com pH por volta dos 7.0 e pode atingir 12 cm ou mais.

Contribuído por Sérgio Costa
Comentário

Tenho 5 molinésias, elas adoram nadar e procurar comida no fundo do aquário. As minhas também não são nem um pouco tímidas pois comem na minha mão e deixam com que eu faça carinho nelas.

Contribuído por (nome não fornecido)
Comentário

Tenho um casal de Mollies negros (lyra ou véu) e uma fêmea do tipo mexicano (amarelada, quase transparente, com manchas pretas e vermelhas pelo corpo). A "mexicana" chegou primeiro do aquário. Dias depois coloquei o casal lira, mas fiquei indignado ao perceber que eles ficam escondidos o tempo todo atrás das plantas e só saem para comer (danadinhos...). Já a "mexicana" é muito ativa e fica molestando a fêmea lira. Assim que eu chego perto do aquário, ou somente entro na sala, eles vão como um raio para detrás de uma elódea. Tenho um aquário médio, com temperatura de 25°C constante, pH neutro, bem plantado com cabombas, elódeas e outras (que eu não sei o nome). Vivem também nele outros poecilídeos: platys e espadas; e um acará bandeira.

Contribuído por Ricardo Araújo
Comentário

Tenho uma "cascata" externa, onde, entre outros, vivia uma casal de molinésia preta. Pouco mais de uma semana depois que chegaram nasceram 30 filhotes que se adaptaram super bem!

Contribuído por Isabel Rocha
Comentário

Sou um fascinado pelas Molinésias Cauda de Lyra Pretas. São peixes dóceis, espertos, ágeis e vivos, estão sempre a comer ou a tentar comer algo! Sempre prontas para comer na superficie com a sua grande boca orientada para cima, ou comendo algas nas plantas e comida do fundo. Não interessa onde é, desde que seja comida :) Não fazem mal a nenhuma outra espécie, seja calma ou mais agitada, e dão-se bem com todos no comunitário. Aspecto interessante que raramente comem as suas crias e que as crias quando nascem já estão aptas a nadar bem rápido.

Contribuído por Artur Domingues
Comentário

Ja criei mais de 50 Molinésias. São peixes muito dóceis, de facílima manutenção e muito pouco exigentes. Sua reprodução e muito fácil de ser conseguida por serem vivíparos e se reproduzerem facilmente em aquários comunitário. Os filhotes devem ser separados dos pais porque eles comem os filhotes após nascerem.

Contribuído por João Salviano



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L