Peixes Ornamentais em Aquário

Amphilophus citrinellus
Ciclídeo Midas

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ciclídeo Midas - Amphilophus citrinellus

Fotos & Comentários

Amphilophus_citrinellus_5.jpg (19kb)
Fotografia: William Alton

Nome: Amphilophus citrinellus
Comp AquapHTemp
Origem: América Central
30 cm 500 L 7.2 25°C

Comentário

Após vários anos de aquarismo, nunca vi um peixe tão agressivo quanto este. O citrinellus não fica com nenhum peixe de outra espécie. Mesmo em um aquário de 1 metro, ele irá atacar qualquer peixe. Espécie que só fica em um aquário com outro da mesma espécie. Já matou meu papagaio, atacou minha zebra (o dobro do tamanho dele), comeu a nadadeira do meu Oscar de 20 cm...e por aí vai...

Contribuído por Thiago
Comentário

Possuo um citrinelo há mais de 3 anos. Nunca tive problemas com ele em relação à agressividade. O meu é super dócil, o xodó do meu aqua. Ele às vezes até leva umas mordidas de uma zebra red menor do ele. Só não tive boa experiência colocando esta espécie com acarás severos.

Contribuído por Ricardo Mendonça
Amphilophus_citrinellus_6.jpg Comentário

Olá! Meu midas de aproximadamente 5 anos desenvolveu o calombo sem a presença de fêmea. Às vezes ele joga água em mim e nas pessoas que passam a mão nele. Ele está constantemente configurando o cascalho do aqua. Obs: O aqua só tem cascalho (nem planta artificial fica, ele destrói tudo). Vive sozinho porque comeu todos os outros ciclídeos, e matou até o "irmão" dele. Apesar de tudo, ele é meu xodó.

Contribuído por Lais Lacerda
Comentário

Bom vou falar do meu maior e melhor amigo, na verdade este peixe pra mim é um trunfo. Tenho um aquario de 450 litros com 15 peixes nele. Dentre os 15 tenho 4 citrinellus, 2 brancos e 2 laranjas. Um dia eu navegando pela net entrei em um site e logo de cara já me apaixonei por esta raça. O macho cria lombo na cabeça como este da foto, esse calombo aparece aos 15 cm de tamanho. As femeas não têm esse calombo. Como eu sempre adorei as Frontosas, mas pelo preço que elas são vendidas não posso comprar, optei por este belo animal. Aprendi que com eles você não pode colocar enfeites no fundo do aquário, porque eles começam a fazer ninhos, ai já viu né...serial killer a solta. Os meus vivem com oscar, zebrinha, pacu caranha, tilapia nilotica, tilapia sam peters. Não vejo a hora do calombo crescer no macho, acho isso uma maravilha. Eu adoro estes peixes.

Comentário

Tenho um midas que está comigo há 3 anos, é um macho com cupim bem desenvolvido e com cerca de 25 cm. Está em um tanque de 500 L com 2 metros, junto de outros peixes jumbo como aruanã e pangasso (ambos com 40 cm). Este é meu terceiro midas e tive de dar os outros dois em virtude da violência dos animais. Este em compensação é manso, não se envolve em brigas, come na mão, adora o aruanã e virou meu xodó.

Comentário

Tenho três Midas no meu aquário. O terceiro comprei achando que era uma fêmea, mas para minha surpresa descobri que o macho só desenvolve a cabeça na presença da fêmea. Observei-o durante um mês na loja e achei que fosse mesmo uma fêmea, coloquei-o no áquario e depois de dois dias, quando percebi, sua cabeça estava enorme. Realmente não coloquem enfeites no fundo, eles tiram tudo, inclusive mudam os cascalhos de lugar.

Contribuído por Fernanda Paroche



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L