Peixes Ornamentais em Aquário

Thorichthys meeki
Acará Boca-de-Fogo

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Acará Boca-de-Fogo - Thorichthys meeki

Fotos & Comentários

Thorichthys_meeki_3.jpg (37kb)
Fotografia: Andrea Dalbeck

Nome: Thorichthys meeki
Comp AquapHTemp
Origem: Guatemala, Yucatan
12 cm 100 L 7.0 25°C

Comentário

O Acará Boca de Fogo tem este nome devido à coloração avermelhada da mandíbula e região ventral, que se acentua nos machos, na época da reprodução. O corpo é cinza azulado com manchas laterais pretas. É relativamente pacífico, mas costuma cavar buracos no cascalho e desenterrar as plantas. Chega a 15 cm de comprimento e a temperatura da água deve estar entre 24 e 26°C.

Contribuído por Rodrigo Magrani
Comentário

O meu ciclídeo de eleição. Dos vários ciclídeos que já criei, este foi o que me pós mais ao rubro durante a fase de acasalamento. Primeiro porque o fizerem em aquário comunitário de 140 litros (como o P. Socolofis; Nigrofasciatus; Ciclideo Jóia; etc) e depois porque a protecção que os ciclideos tem pelos filhos nesta espécie é intensificada com a expansão da boca e intensificação das cores ao ponto de desafiarem qualquer intruso ao seu território. Bastante resistente, pois o meu casal já passou por algumas provações. A minha água encontra-se com pH de 7.2 a 7.4 e eles gostam mais das zona do aquário com pouco movimento. A postura dos ovos foi feita numa pedra de granito redonda com cerca de 200 ovos. Só após a postura dos ovos começaram as escavações na areia do aquário. Estas escavações podem chegar a deixar o vidro do fundo à vista. Após 2 dias os ovos eclodem e os filhos são escondidos pelos pais no buraco mais próximo que eles tenham escavado para o efeito. Três dias depois de terem nascido começa o grande espectáculo que é os filhos a nadarem ao redor dos pais e os pais atacando/ameaçando tudo o que se aproxime, abrindo uma membrana que fica por debaixo da boca com uma intensidade de cor nunca antes vista.

Contribuído por Daniel Pedro Silva
Comentário

É um animal bastante pacífico durante o crescimento, no entanto quando atinge o tamanho adulto pode tornar-se bastante territorialista, perseguindo os restantes habitantes do aquário desde que sejam de tamanho inferior. É bastante resistente e não exige cuidados de maior com a água. Só é aconselhável de ser criado juntamente com outros ciclideos.

Contribuído por João Lázaro
Comentário

O Boca-de-Fogo é um ciclídeo bastante territorial, enfrentando peixes maiores que tentem entrar em seu espaço. Porém, é um peixe lindo, principalmente quando está brigando, ocasião em que abre a expansão avermelhada de suas guelras. Esses momentos são fantásticos.

Contribuído por Caio
Comentário

Há alguns anos atrás possuí um casal de Boca de Fogo como são mais conhecidos por aqui, e o que posso dizer sobre eles é que, tal como todos os ciclideos, estes tambêm têm um sentido territorialista, não sendo no entanto muito agressivos (exepto quando têm alguma ninhada que protegem ferozmente). Este é um peixe muito fácil de manter desde que se mantenha a água em boas condições. Era um espectáculo ver o macho com os opérculos totalmente abertos fazendo frente a um casal de Kribensis que tentavam passar pelo seu território onde este tinha um cardume de alevins, chegando até a ter lutas físicas, mordendo nos lábios um do outro frente a frente até o Kribensis desistir. Note-se no entanto que como referi em cima, só verifiquei este comportamento aquando os mesmos tinham alguma postura.

Contribuído por Frederico Prata
Comentário

Tive um casal de aproximadamente 10 cm, são peixes lindos que quando adaptados no aquário adquirem uma forte coloração. Não são tão agressivos como os acará congo, mas defendem seu território com unhas e dentes. Porém, na desova se tornam muito agressivos, chegando a atacar peixes bem maiores que eles. O período de incubação demora de 2 a 3 dias e, então, nascem os alevinos que serão muito bem protegidos pelos pais. Vale ressaltar que o macho tem as nadadeiras anais e dorsais ligeiramente pontiagudas.

Contribuído por Marcos Antonio



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L