Peixes Ornamentais em Aquário

Baryancistrus sp. (?)
Cascudo Manga (L47)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cascudo Manga (L47) - Baryancistrus sp.

Fotos & Comentários

mango1.jpg (13kb)
Fotografia: Greg Austin

Nome: Baryancistrus sp.
Comp AquapHTemp
Origem: Amazônia
25 cm 150 L 7.0 26°C

Comentário

Segundo o "catálogo" da Aqualog (1995), de Ulrich Glaser e Wolfgang Glaser (grandes atacadistas de peixes na Alemanha), o L047 é um Parancistrus sp. "Magnum", coletado pela primeira vez no Rio Xingu, podendo atingir até 30 cm (eu tive a oportunidade de adquirir um exemplar com 20 cm, aproximadamente). Eu não consegui encontrar informações recentes sobre este cascudo, nem se já o classificaram; como a edição deste Aqualog já tem 05 anos, acredito que já existam informações mais precisas sobre o peixe.

Contribuído por Andre de Luca
Comentário

Adquiri dois exemplares desse cascudo recentemente, é popularmente chamado de aba laranja ou magnum como dito acima. Atingem de 25 a 30 cm (os machos crescem mais do que as femeas e possuem cabeça mais larga e esporões também). Seu comportamento é basicamente idêntico ao do cascudo pepita de ouro, assim como o formato do seu corpo (ambos Baryancistrus sp.). São peixes bastante agressivos e territoriais entre eles. Nas disputas por território saem até mordidas mas sem muitos danos. Na minha opinião os Baryancistrus são os mais ativos e particularmente o aba laranja é o mais lindo. A cor do seu corpo é de um tom escuro e levemente esverdeado, tendo a borda das nadadeiras (dorsais e caudais) com uma marca laranja bem acentuada. Logo no primeiro dia em que adquiri já começaram a se alimentar e raspar o tronco, mesmo pequenos são bastante ativos. Sempre que for criar cascudos obtenha muitos troncos e faça muitas tocas, assim diminuem a agressividade e melhoram a qualidade de vida do animal.

Contribuído por Rui Othon

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L