Peixes Ornamentais em Aquário

Macropodus opercularis
Peixe Paraíso

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe Paraíso - Macropodus opercularis

Fotos & Comentários

Macropodus_opercularis_2.jpg (8kb) Macropodus_opercularis_3.jpg (8kb)
Fotografia: Danielle White
Comentário

Este curioso peixe gosta de lugares com esconderijos. No aqua da minha casa, o lugar que ele mais gosta é atrás de uma planta, onde fica a maior parte do seu tempo. Ele vive com um Colisa Chuna, com um Tricogaster Léri e é muito pacífico.

Contribuído por Antonio Baêta
Comentário

Eu tive um casal de Paraísos em um aquário comunitário por um ano e estavam, inclusive, com peixes pequenos, tais como Barbos Ouro, Tetras Negro, Mexiricas, Paulistinhas e Neons. Nunca os vi perseguindo nenhum deles.

Contribuído por Sergio Magri
Comentário

Eu tenho um casal de peixes Paraiso em um aquario separado, pois tentei colocá-los em um aquário comunitário e não deu certo. São muito agressivos, pois em menos de cinco minutos mataram um camarão fantasma do tamanho deles e o macho começou a brigar com um betta macho. A solução foi colocá-los em um aquário separado. Fora esse incidente, esse peixe se destaca pelo comportamento, pois não se escondem quando nos aproximamos do aquário, e gostam que tenha plantas no aquário, para que a fêmea possa estar fugindo do macho.

Contribuído por Fernando Nascimento
Comentário

Tenho 4 Paraisos, dois normais de cor marrom e azul e dois albinos de cor branca e laranja, tive muita sorte com este quarteto dentro do meu aquário de 130 L, onde possuo acará bandeira, papagaio, tetra negro, e algumas outras especies. Nenhum deles nunca me deu trabalho no sentido de serem agressivos, estão quase chegando no tamanho adulto, gosto muito deles.

Contribuído por Edir Danin
Comentário

Hoje fui obrigado a retirar os outros paraísos do aquário, pois um casal que se formou há dois dias está desovando e o resto das meninas não perdoa a boca livre. Detalhe: para retirar as outras fêmeas acabei revirando tudo. Agora são 1:52 da madrugada e o jovem casal está refazendo o ninho. Para quem ainda não sabia, fêmea de paraíso também ajuda na reconstrução do ninho. Os ovos da primeira desova estão espalhados pela borda do aquário, e pelo trabalhão que eles estão tendo, vem mais ovinhos por aí. Tenho mais dois machos em fase de escolha de fêmeas e vamos ver o que vai dar esta semana. Enquanto escrevo observo o primeiro casal, é impressionante o carinho dos dois.

Contribuído por Jose Neves
Comentário

Bom eu fiz uma indução de desova do peixe paraiso e está dando certo, em duas semanas ja desovaram 4 vezes. Meu aquário é de 200 L e é comunitário, então fiz uma divisória com uma telinha em um canto do aquário para eles fazerem o ninho e depositar os ovinhos sem que os outros peixes atrapalhem. Na primeira desova, acho que algum peixinho conseguiu furar o bloqueio e quando fui ver nem tinha quase nada dos ovinhos. Assim que eles desovaram eu tirei a fêmea, depois que eu vi que não tinha mais ovinhos, coloquei a fêmea novamente à noite e como tinha sumido os ovinhos o macho começou a flertar com ela novamente. Depois de 2 dias os filhotinhos já tinham eclodidos, dai tirei eles e coloquei a femea novamente, não deu outra, o macho começou a flertar com ela novamente e depois de dois dias já tinham mais uns 500 filhotinhos. Bom, para encurtar, o processo é o seguinte, sempre que desovarem aguarde uns 2 dias até eclodirem. Assim que os alevinos estiverem meio que nadando, retire eles do pai, e aguarde um dia com eles separados (o macho e a fêmea). Daí coloca eles juntos novamente, depois de dois dias já vai ter mais uma ninhada para ser retirada. Bom, fiz isto e hoje já é a 5ª ninhada que está saindo há 3 semanas. Reparando, percebi que o macho fica muito doido quando ele vê que os filhotinhos sumiram, e já começa a fazer o ninho novamente, daí é só colocar a fêmea com ele de novo, e aguardar. Estou alimentando os filhotinhos com leite em pó e infusório feito de folhas de alface.

Contribuído por Altair Martins

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L