Peixes Ornamentais em Aquário

Hyphessobrycon pulchripinnis
Tetra Limão

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tetra Limão - Hyphessobrycon pulchripinnis

Fotos & Comentários

lemont2.jpg (15kb)
Fotografia: Scott Craig

Nome: Hyphessobrycon pulchripinnis
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia do Tocantins
5 cm 50 L 6.8 25°C

Comentário

Peixe originário do Brasil central, da família dos Caracídeos, alimenta-se de alimentos secos e outros, sendo pacífico e de fácil aclimatação. Sua reprodução é possível em aquários, preferindo temperatura entre 23 a 25 graus centígrados. Atinge aproximadamente 4 cm.

Contribuído por Ricardo Mourão
Comentário

O tetra limão, felizmente, é cada vez mais comum em nossas lojas. É identificado pelas listras preta e amarela da nadadeira anal, que carrega por toda a vida. Quando filhote, tem o corpo transparente; conforme cresce, vai ficando verde, passando pelo verde escuro fortíssimo e chegando ao verde-amarelado mais exuberante. Sua linha lateral tem reflexos dourados que se acentuam na época de reprodução. Para diferenciar o macho da fêmea é necessário atenção. A nadadeira anal dos machos possui um pequeno anzol, de terminação mais pontiaguda, enquanto a das fêmeas é arredondada. Se você ficar na dúvida se há o anzol ou não, provavelmente não há. Já li em sites na internet que as manchas amarelas da nadadeira anal têm cores diferentes em ambos os sexos, mas não sei maiores detalhes. O comportamento é pacífico, com disputas hierárquicas que não devem preocupar o aquarista. O tetra limão é altamente recomendado para aquários comunitários, considerando os pequenos cardumes (5-10 indivíduos) que geralmente são formados nessa composição. Não costuma subir à superfície para pegar alimento, preferindo esperar que ele caia, mas quando outros peixes no aquário o fazem (como o puxa-puxa), ele costuma acompanhá-los. Para conseguir a reprodução, basta a vegetação densa. O difícil é alimentar os alevinos, que nascem extremamente frágeis.

Contribuído por Carlos Eric
Comentário

Um peixe fantástico, o meu Tetra preferido. Apesar de muitos divulgarem pH 7,0 - 6,8 os tetras limão, como todos os demais Tetras, se desenvolvem mais, se alimentam mais, ficam mais ativos e coloridos em pH ácidos (5,5 a 6,0) (aliás, é a faixa de pH encontrada nas águas do rio Tapajós, onde os limões são nativos). O dureza da água ideal é não ser superior a 4. A coloração do Tetra Limão é algo muito relativo. Mesmo sob condições ideais, muitas vezes não são capazes de demonstrar sua total coloração. A iluminação e alimentação são fatores muito importantes para isso. Para diferenciar o sexo, não precisa arder o olho para identificar o tal anzol que muitos comentam (até hoje não sei porque muitas publicações colocam isso, sendo que é o jeito mais difícil de identificar o sexo), as fêmeas são notavelmente de coloração mais fraca que os machos. E não só isso, a nadadeira anal dos machos possue um contorno preto muito mais espesso e de coloração mais forte. Porém, se os peixes não estiverem bem aclimatados, isso pode se tornar bem mais difícil de observar (talvez por isso que inventaram a tal regrinha do anzol). E ainda tem a característica comum em todos os Tetras, da fêmea possuir o corpo mais arredondado, e mais gordinhas, principalmente na época de reprodução. E o anzol, só dá para notar com a nadadeira anal em descanso, se o peixe estiver com as mesmas ativas, fica praticamente impossível identificar. Pra mim, esse é o pior método.

Contribuído por Matheus Almeida
Comentário

Para mim a única vantagem do Tetra Limão é a resistência. Tenho um cardume de 6 num aquário com todas as condições ditas como ideais, com alimentação de excelente qualidade (incluo também alimentos vivos) e plantas formando moitas. Eles não param quietos um só segundo, brigam sem parar e ao contrário do que alguns dizem, nessas brigas eles se machucam sim - volta e meia veho escamas soltando em função das brigas. Por fim o principal problema dele: a coloração quase nunca aparece (vi o Tetra Limão em 5 aquários e só em 1 deles o peixe apresentava sua coloração natural).

Contribuído por Rudval Andrade
Comentário

Noto que o Tetra Limão aprecia o pH mais em torno de 6.0. Possuo uma dúzia em meu aquário. São muito resistentes e apresentam cores fabulosas. Os meus por exemplo estão bem amarelados/esverdeados com os olhos muito vermelhos. Eles destacam-se completamente com as plantas de colorações verdes. São lindos e movimentam-se por todo o aquário, sendo totalmente pacíficos.

Contribuído por Carlos Lima

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L