Peixes Ornamentais em Aquário

Trichogaster leerii
Tricogaster Léri

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tricogaster Léri - Trichogaster leerii

Fotos & Comentários

Trichogaster_leerii_1.jpg (24kb)
Photo Credit: Nicola Ford

Nome: Trichogaster leerii
Comp AquapHTemp
Origem: Tailândia, Malásia, Sumatra
10 cm 100 L 7.0 26°C

Comentário

O Léri é um dos mais bonitos e valorizados membros da família dos Gouramis. Ele é muito mais pacífico do que o Tricogaster Azul, e cresce menos (cerca de 10 cm). No entanto, na minha experiência ele não é tão resistente quanto os outros Gouramis, e às vezes apresenta um comportamento extremamente tímido, ficando a maior parte do tempo escondido atrás de plantas e pedras. Mesmo assim, é uma excelente adição para qualquer aquário comunitário ou de peixes asiáticos. O macho tem barbatanas longas e pontudas, e barriga alaranjada; a fêmea tem barbatanas curtas e arredondadas, e barriga branca.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Hábitos: São, por natureza, bem delicados de maneiras, pacíficos e são essenciais para seu aquário pela sociabilidade. Reprodução: é igual a todos os Anabantídeos mas não é preciso retirar os pais depois da eclosão dos ovos, pois jamais atacam os filhos. Não são tão fáceis de induzir à reprodução quanto os outros anabantídeos.

Contribuído por Thomas Azevedo
Comentário

Os leerii são muito bonitos, assemelhando-se algumas vezes a peixes marinhos pela variedade de cores. Mas a resistência não é seu forte. É muito sensível a variações de pH e facilmente atormentado por outros peixes.

Contribuído por Laura
Comentário

Adquiri dois leerii e estou muito satisfeito. Além de serem peixes bonitos que encrementaram meu aquário, são também peixes muito calmos e se adaptaram com extrema facilidade a ponto de me deixar acariciá-los enquanto os alimento. É uma excelente aquisição.

Contribuído por Raphael Pires
Comentário

Tenho 2 em meu aquário comunitário. São muito lindos e os mais valorizados da família, talvez pela variedade e beleza das cores. Comem na superficie todo o tempo e deixam fazer carinho. Na minha experiência eles foram muito mais resistentes que os Tricogasters Azuis que comprei, estes azuis morreram com muita facilidade enquanto que eles ainda estão vivos.

Contribuído por Carlos Ceroni
Comentário

Crio o Leri há cerca de três anos em um aquário de 200 litros no qual estão outras espécies de peixes tambem pacíficas. Percebi nesse tempo que o Leri é muito sociável com os demais peixes, sendo um pouco mais arisco no início com peixes novos no aquário, os quais ele próprio afugenta para fora do seu território. Mas no geral ele é muito calmo e tranquilo, apresenta uma boa resistência a variações dentro do aquário e se alimenta com facilidade, a ponto de comer na minha mão toda vez que vou tratá-lo. A fêmea em geral é mais tímida que o macho, demorando mais tempo para se acostumar com novos peixes ou mesmo para se aproximar na hora da alimentação.

Contribuído por Marcelio Pereira



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L