Peixes Ornamentais em Aquário

Colisa lalia
Colisa

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Colisa - Colisa lalia

Fotos & Comentários

Colisa_lalia_2.jpg (23kb)
Photo Credit: Ian Wieden
Comentário

Tenho um colisa Lalia há já um tempo e é adorável, bastante resistente. Tenho num aquário pequeno com neons, cardinais, borboletas e um rasbora-arlequim para além dos peixes de fundo habituais. Tem um comportamento absolutamente pacífico com os das outras espécies e, quando aproximo o dedo com comida e espero junto à água, ele faz jactos de água para o meu dedo de modo a que a comida caia na água, e também salta para alcançar a comida!

Contribuído por um visitante
Comentário

Tenho três machos em meu aquário comunitário e convivem muito bem. Sua coloração e formato do corpo lembram peixes de água salgada. Um detalhe interessante que notei foi que na hora da alimentação, paro minha mão a uns 2 cm da água e se não jogo os flocos logo, elas saltam para pegar ou então lançam jatos de água que acredito eu, sejam para derrubar o alimento para pegá-lo.

Contribuído por Giovani
Comentário

Pequeno peixe de cores luxuriantes, ainda que só no macho. Muito calmo e pacífico, óptimo para aquários comunitários. Será conveniente não juntar com espécies mais vivazes como barbos. Proporciona um interessante contraste com a vegetação. Gosta de aquários muito plantados, já gosta de procurar alguma privacidade. Não necessita de aquários grandes e move-se lentamente na zona intermédia/superior do tanque. Aprecia águas calmas. A reprodução da espécie não é difícil ainda que seja necessário isolar um casal.

Contribuído por Antonio Rocha
Comentário

Em minha casa tenho dois colisas que comprei para fazer companhia a duas bettas fêmeas que ficam em um aquário separado do macho. De início até tive medo de colocá-los junto com elas, pelo fato de antes ter tentado criar espadas e eles terem se matado ao ponto de sobrar só um. Mas por fim coloquei os dois no aquário com elas e eles se deram muito bem e não as atacaram. Muito pelo contrário, eram elas que de vez em quando perseguiam eles para ficar batendo neles, pois elas não pareciam gostar do fato de que eles adoram "cutucar" outros peixes com aquelas anteninhas que eles tem perto da barriga. Um conselho: não é bom colocá-los com peixes agressivos pois eles não se defendem bem quando são atacados.

Contribuído por Felipe
Comentário

A coisa que eu acho mais interessante e engraçada no Colisa são uns bigodes que ele possuí embaixo da boca e que fica usando para tocar os seus companheiros de aquário. O seu namoro e briga também são muito engraçados. Eles começam a fazer uma dança em espiral, ficam encostando suas bocas como se estivessem se beijando e ficam se tocando com os seus bigodes. É um peixe muito calmo e resistente. Na sua reprodução, ele, assim como o Betta Splendens, também faz o ninho de bolhas. Só que quando os ovos estão no mesmo, o pai se torna muito dedicado e pode ser violento com qualquer peixe que se aproxime do ninho.

Contribuído por Augusto Baêta
Comentário

Eu possuo um casal desta fascinante espécie. Deve ter aproximadamente uns 3 anos que está comigo, e são espertas e ativas no aquário. Certo dia, quando fui alimentar os peixes, antes que pudesse soltar a comida na água, percebi que ela estava molhada, então percebi que a colisa macho estava "cuspindo" na comida! Depois disso passei a brincar com ela, e sempre que chego na superfície com algum objeto, ela fica "cuspindo" em mim...adorei!

Contribuído por Junior



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L