Peixes Ornamentais em Aquário

Helostoma temminkii/temminckii
Beijador

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Beijador - Helostoma temminkii

Fotos & Comentários

Helostoma_temminckii_1.jpg (21kb)
Fotografia: Savio Castro
Comentário

Possuo um beijador há mais de 2 anos, e ele não se mostrou um peixe pacífico de modo algum. Já matou mais de 10 peixes, entre japonês, guppy, molinésia e outros beijadores. Hoje em dia ele só convive com outro beijador, de tamanho 3 vezes menor do que o dele, mas o menor vive sendo perseguido, e só escapa por se esconder atrás da vegetação perto do filtro, lugar onde o maior - cerca de 8 cm - não consegue chegar.

Contribuído por David Oliveira
Comentário

Meu casal de beijadores, apesar de muito belos pela vivacidade de suas escamas e do róseo intenso de sua coloração, é um tanto perturbador para os demais peixes com os quais compartilham o aquário. São tranquilos até se apossarem do território. Gostam de passar o tempo dando chupões nos companheiros, deixando-os com feridas consideráveis. Se o ambiente não oferecer esconderijos, insistem na perseguição até o estresse extremo do rival ou até a fatalidade. Passeiam por todo o local, vasculham o fundo atrás de petiscos, beijam os vidros, beijam-se de forma agressiva, mas ainda assim insistem em deixar suas marcas nos que não são de sua espécie. Recomendo mantê-los em aquário exclusivo, bem plantado, e que ofereçam tocas de emergência para os dias mais acirrados.

Contribuído por Luciane Rezende
Comentário

O meu beijador é tranquilo, só pertuba os da sua espécie. O outro beijador não tem sossego, é o dia todo sendo perseguido pelo da sua espécie. É só deixar escoderijos que eles se entendem.

Contribuído por Eginaldo Freire
Comentário

Volto aqui para mais uma vez dar meu depoimento sobre meu grande velho amigo. Temos 16 anos de relacionameto conturbado, marcado por assasinatos e épocas de calmaria. Hoje meu beijador já é um senhor de idade avançada, que convive pacificamente com 2 discos e 10 neons. Ainda come comida esfarelada, demonstrando preferência pela Tetra-Menu.

Contribuído por João Carlos Medina Neto
Comentário

Já tive um beijador há alguns anos, eu o comprei quando ele tinha apenas 3 cm, ele chegou a 25 cm e 8 anos de idade, mas ao contrário do que muitos relatam, ele vivia muito bem com os outros peixes do meu aquário comunitário. Entre eles viviam tetras, espadas, platis, kinguios, e ácaras...

Contribuído por Vinicius Leandro Gória
Comentário

Possuo um casal de beijadores,que vivem em um aquário comunitário com diversas espécies de peixes dentre elas o espada, tricogaster, telescópio, molinésia, coridora (limpa-fundo), etc. Logo após que os comprei, vários peixes amanheciam mortos com uma marca roxa no corpo, não fazia idéia de que peixe estaria fazendo aquilo com os demais. Para mim os últimos que poderiam matar os demais peixes eram os beijadores, pois durante o dia apresentavam o comportamento pacífico, até que, lendo os depoimentos desse site, percebi que podia ser eles que matavam os outros peixes. Então resolvi ficar à noite, no escuro, observando os peixes e vi um dos beijadores atacar o telescópio. Felizmente ele não amanheceu morto. Acho que agora irei me desfazer deles, antes que eles acabem com os peixes do meu aquário. Não recomendo um aquarista iniciante pôr beijadores em um aquário comunitário, pode ser que assim como aconteceu no meu aquário eles matem os demais peixes.

Contribuído por Stephani Cardoso
Comentário

Possuo 4 beijadores bem ativos e pacíficos. Convivem junto com outros peixes, incluindo um kinguio e 2 acarás bandeiras, nunca tive problemas com brigas. Comprei-os com aproximadamente 4 cm, e dois anos depois eles estão com quase 15 cm e formam o cardume mais atrativo do meu tanque de 800 L.

Contribuído por Lidiani Germano
Comentário

Meu beijador tem oito anos, é muito pacífico e convive muito bem com outros peixes. De vez em quando dá um carreirão em alguém, mas logo desiste da perseguição. Estando em um aquário com plantas onde outros peixes possam se esconder ele convive pacificamnete com eles pois ele não corre atrás dos outros o tempo todo.

Contribuído por Arilson Samuel
Comentário

Tenho um beijador a uns 10 ou 11 anos ele deve ter entre 15 e 17 cm nunca consigo medí-lo, pois quando tento ele não fica quieto de jeito nenhum. Ele é bastante resistente, meu aquário às vezes fica vergonhoso pois não tenho tempo para cuidar dele direito, pois trabalho muito. Não me lembro dele ser agressivo com outros peixes quando eu coloquei ele no aquario, mas hoje em dia não o vejo incomodar outros peixes.

Contribuído por Renato Trindade
Comentário

Realmente não concordo com o fato do Beijador ser pacífico também não. Comprei 5, pois me disseram que não haveria problemas em colocá-los com os Colisas que tenho, notei que um Colisa Azul, sem mais nem menos 2 dias depois morreu do nada... Comecei a observar e notei que dos 5, 2 eram muito agressivos e perseguiam os Colisas (só os azuis, os matriz e Lalia não!). Antes que eles matassem mais um, separei-os por uma redinha grande de pegar peixes, mantendo-os dentro do aquário ainda, até que pudesse dar um jeito de doá-los. O engraçado é que os outros 3 Beijadores permanecem pacificos com os Colisas.

Contribuído por Henrique Marinho

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L