Peixes Ornamentais em Aquário

Helostoma temminkii/temminckii
Beijador

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Beijador - Helostoma temminkii

Fotos & Comentários

kissing2.jpg (24kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Helostoma temminkii
Comp AquapHTemp
Origem: Java e Tailândia
30 cm 400 L 7.0 26°C

Comentário

O beijador é um peixe pacífico que pode ser mantido em aquários comunitários. Ele só é um pouco agressivo com os de sua espécie, mas isso pode ser contornado se o aquário for grande, com pedras formando cavernas e uma densa vegetação. Dê preferência para plantas mais resistentes. Muitas pessoas acham engraçado quando eles estão se beijando mas na verdade eles estão brigando. É semelhante à família Anabantidae, mas não faz ninhos de bolhas como os outros integrantes desta família. Aceita todo tipo de alimento desde flocos até vivos. Atinge 15 cm de comprimento em cativeiro, sendo originários do sudeste da Ásia. São bem tolerantes quanto ao pH que pode variar de 6.5 a 7.5, 10ºGH, mas tome cuidado com a temperatura 25º que não deve variar muito pois o beijador é muito sensível ao íctio.

Contribuído por Marne Campos
Comentário

Para mim o Beijador não é um peixe pacifíco, pois o meu cresceu junto com meus jordanis e ontem acabou de matar um deles, e esse tinha 18 cm. O coitado apnhou a noite toda, e de manhã já estava morto. Esse peixe é muito territorial e agressivo.

Contribuído por Dinah Biagioni
Comentário

É um peixe tranquilo realmente, no meu aquário comunitário de 200 litros ele só ataca o meu japonês que é perseguido o tempo inteiro, mas sem nenhum machucado. Comprei quando ele tinha uns 3 cm, era pequeno e eu achei belo, mas quase me arrependi quando ele atingiu os atuais 10 cm. Felizmente meus outros peixes não sofrem com ele, é ele que sofre com o acará bandeira que o ataca o dia inteiro, sem machucar contudo.

Contribuído por Marcos Messias
Comentário

Possuo um beijador há 12 anos, e nesse tempo se revelou, além de um peixe muito forte, um grande amigo capaz de me reconhecer. Hoje ele tem 14 cm e já esta bem velhinho, tem se engasgado com a comida, me forçando a esfarelar antes de oferecer. Ao contrário dos demais ele odeia espinafre e prefere fazer trabalho de limpa-vidro, sugando as algas que se formam. Ele vivia bem em companhia de um acará-ouro, mas após uma tentativa de assassinato por parte do beijador, resolvi doar o acará e comprei três tricogasters que foram exterminados em apenas uma noite. Há uns dois meses, ganhei de um amigo seis cardinais que introduzi junto com o beijador e, por mais impossivel que fosse minha experiência, os cardinais estão todos bem e o beijador nem tenta chegar perto deles. A única coisa que me chateia é que meu grande amigo está perto do final da vida.

Contribuído por Joao Carlos
Comentário

Tenho um Beijador em aquário comunitário. Ele se comporta bem, com companheiros novos ele fica agitado, porém não chega atacá-los. Lembro-me dele com um Labeo bicolor: se aliaram e acabaram com o casal de Barbus! Fora isso, ele é um peixe muito resistente - às temperaturas, ao pH...Tem amiguinhos novos hoje: 1 lagosta com pinça, 1 Labeo Bicolor e 1 casal de Corydoras barbatus e o Beijador está todo agitado.

Contribuído por Roberto Espínola
Comentário

Possuo 2 beijadores lindos (com 5 anos), 5 Kinguios, 9 neon e 4 Dojos num aqua de 250 L. Os beijadores cresceram em convívio constante com outros peixes, graças a isso os beijadores só brigam com os da mesma espécie. Recentemente eu adicionei mais 3 beijadores filhotes no aquário. Em menos de 1 semana, todos os kinguios estavam machucados, alguns neons sumiram (restando apenas 9). Tive que devolver os novos beijadores. Não recomendo beijadores para aquários comunitários, embora eles até reconheçam os donos.

Contribuído por Roberto Bittencourt



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L