Peixes Ornamentais em Aquário

Satanoperca jurupari
Jurupari

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Jurupari - Satanoperca jurupari

Fotos & Comentários

jurupari1.jpg (24kb)
Fotografia: Dean Hougen

Nome: Satanoperca jurupari
Comp AquapHTemp
Origem: América do Sul
20 cm 200 L 6.8 25°C

Comentário

O Jurupari é um ciclideo amazônico com formato muito parecido com os ciclídeos africanos, inclusive a mania de alguns de colocar areia e cascalho fino na boca. Seu tamanho varia de 18 a 22 centímetros e pode ser colocado com outras espécies inclusive menores que ele mas necessita de um aquário grande com 100 litros no mínimo pois é um peixe grande e a falta de espaço pode torná-lo um pouco agressivo com os demais companheiros. Vive em ph 6.8 a 7.0 muito bem e temperatura de 25°C. É um peixe onívoro, ele come de tudo: ração floculada, patês, comida granulada, mas tem uma preferência por alimentos vegetais. Recomendo colocar como alimentação principal alimentos vegetais tanto natural como espinafre cozido como pronta como flocos, sendo a complementação artêmias ou outra comida pronta de peixes carnivoros.

Contribuído por Luiz Henrique
Comentário

Este Jurupari é um peixe que me tem fascinado cada vez mais. É ele que modela o areão do meu aqua de 240 L. Ainda só tem uns 8 ou 9 cm e já coloca umas 3, 4, 5 pedras na boca (é de notar que o areão que uso no aqua é algo grosso) depois verifica se tem algo pra comer e por fim deposita-as num local diferente. Por vezes parece um autêntico "bulldozer", retirando areão até ao vidro do fundo do aqua num lugar e "construindo" enormes encostas noutro lugar. Acaba por tornar o aqua diferente todas as semanas, e por vezes com uma decoração interessante! É extremamente pacífico, fazendo apenas mostrar o seu território aos Beijadores de uma forma segura mas inofensiva. Mas o que me tem apaixonado mais nos últimos meses é a beleza deste peixe. Tem umas barbatanas ventrais e caudal muito mais prolongadas que o espécime acima e com umas cores muito bonitas e brilhantes. E os olhos dele parece que têm uma luz dentro laranja que sobressaem nas baixas luzes. Para quem tiver um aqua de volume generoso aconselho vivamente este peixe!

Contribuído por Carlos Vidal

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L