Peixes Ornamentais em Aquário

Julidochromis ornatus
Julie Ornatus

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Julie Ornatus - Julidochromis ornatus

Fotos & Comentários

jornatus1.jpg (14kb)
Fotografia: D. J. Riebesell

Nome: Julidochromis ornatus
Origem: Lago Tanganyika (África)

Comp Aqua pH Temp
6 cm 80 L 8.3 28°C
Comentário

É um ciclídeo africano, territorialista e pouco agressivo, mas ataca peixes menores e recém colocados no aquário. Seus hábitos alimentares são de limpar a comida que cai no fundo do aquário, sendo assim um peixinho bem útil para o aquarista.

Contribuído por Fernando Avila
Comentário

Possuo um peixinho desse em meu aqua de 200 L com mais 7 CA's. Não pertuba ninguém e os peixes brabos de meu aqua, um Demasoni Pombo e um Brichardi, não o perturbam. Tem um jeito de nadar muito interessante, parecido com o jeito de Baiacús que vejo quando mergulho, nadam inclinados ao redor de rochas procurando coisas no fundo e rochas para beliscar. Recomendo para quem tiver interesse em introduzir um ciclídeo que não incomode outros. Quando adulto, suas cores não mudam muito, apenas realçam, mas acho um peixe bonito e interessante.

Contribuído por Wilson
Comentário

É um execelente peixinho! Eu o mantenho em um aqua de 250 litros com outros ciclídeos do lago Tanganyika. Ele fez sua toca na base do paredão de pedras calcárias que eu fiz e que é o grande difrencial desse aqua, além dos peixes é claro! Ele cavou bem, pois ele entra lá para baixo e some (deve ter ido até o vidro e ainda meio em diagonal, o que torna sua toca ainda maior). Não se arrisca em passeios afastados de sua toca, mas sempre está fora dela (sendo visto com frequência) e realmente, como dito pelos companheiros aqui do site, ele gosta de comer a comida no fundo. O meu inclusive tem suas cores mais fortes que a do exemplar da foto. No meu aqua o pH gira em torno de 8.5 e eu também adiciono durante as TPA's um pouco de sal mineral da SERA para ciclídeos. Outra curiosidade deste peixe, é que ele respeita os mais fortes. O meu casal de leleupis desovou perto da toca dele. O Ornatus respeitou os leleupis que são bem maiores que ele (mas um sinal de sua esperteza). Não sei se tanto, pois dessa desova só sobraram 2 alevinos, que hoje já estão com dois meses e malandros o suficiente para não serem mais atacados com facilidade.

Contribuído por Cadu
Comentário

Possuo 2 exemplares no meu aquário, ganhei de um amigo os mesmos. Coloquei num aquário-hospital enquanto aguardava o aqua principal ser totalmente ciclado. Se tornaram muito agressivos entre eles e o menor mal comia, pois apanhava muito. Quando passei eles para o aqua maior, descobri a beleza desses magníficos Julies (que até então, me tiravam do sério de tanta agressividade). Para minha felicidade são um macho e uma fêmea, que sabem se defender muito bem. Hoje são os dominantes do aquário, tendo como companhia 4 N. caudopuntactus, 2 Calvus Black e um Comedor de Algas Gold. Crescem rapidamente e comem de tudo. Os meus em maio tinham 4 cm e hoje o macho tem 6 cm e a fêmea é ligeiramente menor que ele. A sexagem deles é absolutamente difícil. É necessário buscar o método da papila genital para se ter certeza de que são de sexos distintos. Acredito que eles já reproduziram pela primeira vez no meu aquário, porém, os micro-predadores devem ter comido a prole todinha. Quando são um casal, eles entram na mesma toca e formam elas juntos e defendem a todo custo, independente do tamanho do peixe que se atrever a chegar perto de seu território. Bom, ainda sim aprendi a gostar desses Julies que hoje são o xodó do meu aquario.

Contribuído por Emerson Fascinius

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L