Peixes Ornamentais em Aquário

Melanochromis johannii
Johanni

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Johanni - Melanochromis johannii

Fotos & Comentários

johanni1.jpg (18kb)
Fotografia: Alexandra Ellwood

Nome: Melanochromis johannii
Origem: Lago Malawi (África)

Comp Aqua pH Temp
12 cm 100 L 8.0 27°C

Comentário

Tenho um exemplar desta espécie há mais ou menos dois anos. E como todo ciclídeo este tambem é muito resistente a doenças, também sendo muito territorialista, inclusive cavando algumas tocas com sua própria boca. É um bom peixe para quem não liga de ver o aquário cada dia com uma toca diferente.

Contribuído por (nome não fornecido)
Comentário

Também conhecido por "eletric blue" johanni, pois há uma variante alaranjada, puxando para o cobalto. É um peixe muito agressivo. Quase não há dimorfismo entre os sexos, sendo muito difícil diferenciar o macho da fêmea. O macho apenas adquire uma tonalidade mais acentuada, quase que neon, por isso "eletric blue". Tenho 2 dessa espécie e são a vitrine de meu aquário, contrastando com o laranja dos red zebra, amarelo dos labidocromis yellow, branco dos socolofis albinos, dentre outros. Adaptam-se a qualquer tipo de ração, sendo bom utilizar aquelas cuja proteína bruta seja superior a 39%, como a Alcon Cichlids, as Tetra Cichlid e a Sera Granu meat, alemã. Esta última acho ser a de melhor qualidade para ciclídeos, pois contém xantina, caroteno e spirulina.

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

Moro no Canadá há dois anos e acabei de comprar um aquário de 200 litros. Nesse aquário tenho 4 electric johanni e eles são os "pitbulls" do meu aquário. São muito territoriais e brigam muito. Apesar disso, eles são peixes lindos. São territoriais e é melhor ter um aquário de bom tamanho. A diferença entre o macho e a fêmea é muito grande. O Macho é azul com azul bem colorido, e a fêmea tem a coloração amarela. Se quer um aquário relaxado ponha três fêmeas para cada macho.

Contribuído por Gilvan de Azevedo
Comentário

Informo que o ciclídeo que aparece nesta fotografia não é o Melanochromis johanni, mas sim o Melanochromis cianeorabdus. O dimorfismo entre indivíduos dessa última espécie é quase que inexistente. Já na espécie Johanni, realmente o macho é azul, enquanto que a fêmea é alaranjada pálida, confirmando o depoimento do colega Gilvan de Azevedo. Relato que meu primeiro comentário diz respeito ao Cianeorabdus, e não ao Johanni.

Contribuído por Pablo Ricardo

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L