Peixes Ornamentais em Aquário

Hemichromis bimaculatus
Peixe Jóia

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe Jóia - Hemichromis bimaculatus

Fotos & Comentários

Hemichromis_bimaculatus_7.jpg (34kb)
Fotografia: Panos
Comentário

Houve épocas em que ter um Jóia no aquário era símbolo de status (aprox. 30 anos atrás). Na atualidade é um peixe ornamental de fácil aquisição, melhor ainda quando chega até nós através de amigos. Foi assim que adquiri um casal após tantos anos. Sendo zootecnista - tenho utilizado na nutrição do Jóia rações extruzadas (boiam na superfície) nutritruta alevinos com 45% de proteina bruta. Os resultados obtidos são muito superiores quando confrontados com rações ditas próprias para ciclideos. A maior diferença foi com relação ao período entre posturas - muito menor. O número de ovos por postura ficou visivelmente superior. Recomendo a você que leu este comentário que faça esta mudança, depois mande sua opinião...

Contribuído por Humberto Saito
Comentário

Pra mim é um dos peixes mais bonitos. Não são tão agressivos, mas defendem bem seu território. Se tornam bastante agressivos na pocriação, defendendo seus filhotes ferozmente. Os machos possuem as cores mais intensas que as fêmeas, além de apresentarem as nadadeiras anal e dorsal ligeiramente pontiagudas.

Contribuído por Marcos Antonio
Comentário

Tenho dois machos, um de 14 cm e outro de 10 cm, e uma fêmea de 8 cm. A fêmea tem uma capacidade incrível de reprodução e já chegou a desovar 4 vezes em um mês. Os filhotes crescem rápido, principalmente se alimentados com alimento vivo. São muito resistentes, pois uma ninhada apresentou fungos e nenhum alevino morreu.

Contribuído por Raphael Motizuki Barandas
Comentário

Possuo duas fêmeas há quase dois anos em um aquário de ciclídeos do Malawi e realmente elas são muito bonitas e resistentes a doenças. Aconselho não colocar este peixe com outros menores, porque o que couber na boca dele será devorado. Já perdi outros por causa disto.

Contribuído por Dirlene de Amorim

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L