Peixes Ornamentais em Aquário

Hemichromis bimaculatus
Peixe Jóia

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe Jóia - Hemichromis bimaculatus

Fotos & Comentários

Hemichromis_bimaculatus_4.jpg (14kb)
Fotografia: Ronen
Comentário

O Jóia não é um ciclídeo agressivo quando comparado com outros da família. Trata-se de um ciclídeo de menor porte, na verdade, não passando dos 8 cm. Tem preferência por ração floculada, já que a granulada é maior que sua boca. Apresenta coloração variada, dependendo do humor e condições da água: geralmente são marrom-claro com pintas azuis-neon. Os machos, geralmente, apresentam as extremidades mais avermelhadas. De difícil reprodução para mim, essa espécie é bem rara aqui em João Pessoa - PB.

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

Este sem dúvida é um dos maravilhosos peixes de água alcalina que pude encontrar, com sua beleza que realmente faz jus ao seu nome. Eu tenho um casal desta espécie. Gostam de artêmia, e ao contrário do comentário acima estes peixes são muito calmos e tranqüilos. Tenho eles junto com Powder Blue, Pink Convict e Auratus.

Contribuído por Roberto
Comentário

Tenho um exemplar macho de 8 cm. É um peixe muito lindo, avermelhado com suas pintas ofuscantes. Realmente ele é um peixe que tem personalidade. O meu é pacífico até o momento que invadem o terrtório dele, aí é briga na certa. É um peixe que todo aquarista deve ter o prazer de ter ao menos um.

Contribuído por André Chaplin
Comentário

Adquiri recentemente dois exemplares deste maravilhoso peixe e os deixei isolados em um aquário para quarentena. Estavam sem cor, muito quietos, não se alimentavam direito e se assustavam facilmente. Sempre ouvi falar que este peixe era muito agressivo e não deveria ser misturado a outras espécies, mas após a quarentena, resolvi fazer uma experiência e inserí-los em meu aquário comunitário, com um Ramirezi, três Barbos, uma Coridora, quatro Paulistinhas e 2 Curviceps. No início, os Jóias se assustavam até com os Paulistinhas, mas rapidamente foram se acostumando e ficando mais calmos, até o encontro com um Curviceps (o maior). Os dois se estranharam de forma espetacular. Não houve contato físico. Os dois abriram suas guelras e rapidamente foram mudando de cor e girando um em volta do outro. O jóia adquiriu um vermelho extremamente forte com pontos azuis por todo o corpo e barbatanas amarelas. Deste encontro em diante, cada espécie demarcou um lado do aquário, onde um não atravessa sem que o outro venha tirar satisfação, mas sempre da maneira descrita acima, sem nenhum contato físico. No meu aquário nunca presenciei o ataque de um jóia a qualquer outro habitante. Mantenho meu aquário bem plantado, com o pH entre 7 e 7,2 e com boa iluminação.

Contribuído por Marcus Magalhães
Comentário

Já tive um desses peixes, simplesmente fantástico. Não seria exagero dizer que é um dos melhores peixes para iniciantes. Infelizmente tive que me desfazer do meu, pois queria um aquário comunitário e infelizmente esse peixe não se daria bem com algumas das espécies que eu coloquei no aquário, dei ele para um primo meu também muito experiente no aquarismo. Vi-o crescer bastante, em torno de 14 cm. À noite parece uma árvore de natal, pois fica muito excitado e com isso realça a beleza de sua cor. Esse peixe não é nem um pouco exigente quanto à água ou comida mas, se você quiser observá-lo com sua beleza intacta, coloque algumas tocas no aquário pois assim ele viverá em paz com outros peixes e os da sua espécie.

Contribuído por Mauricio Junior
Comentário

Tenho um casal de peixe Jóia, e realmente é o mais belo. Sua cor e extremanete mutável, uma hora está totalmente vermelho, de repente fica esbranquiçado. Um peixe temperamental e com inteligência, mas em meu aquário de 100 L convive com um casal de Auratus, um casal de Socolofi Azul e um Casal de Aristocrata. Acho que isso varia de território, se estão brigando, retire todos os peixes e crie outro ambiente. Mude pedras, plantas e tocas, coloque todos de uma vez e assim cada um conquistará seu proprio território.

Contribuído por Gerson Henrique



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L