Peixes Ornamentais em Aquário

Hemichromis bimaculatus
Peixe Jóia

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe Jóia - Hemichromis bimaculatus

Fotos & Comentários

Hemichromis_bimaculatus_6.jpg (37kb)
Fotografia: Panos

Nome: Hemichromis bimaculatus
Comp AquapHTemp
Origem: Guiné até Libéria
15 cm 100 L 7.5 26°C

Comentário

Um peixe agressivo e de fácil reprodução, o macho costuma ser mais colorido que a fêmea e possui mais pintas escuras. Em época de reprodução, o casal fica mais bonito e com tons avermelhados.

Contribuído por Yuri
Comentário

Simplesmente o mais espetacular peixe que eu já mantive em toda a minha vida. Os Peixes-Jóias são animais de personalidade, inteligência, beleza e carisma simplesmente insuperáveis. Adquiri meus três primeiros exemplares em 1999 através da recomendação de meu pai - um experiente aquarista - que o reportava como sendo seu peixe predileto. Me apaixonei em poucos dias! Tem um colorido muito especial, sendo que já tive espécimes de tons variáveis entre cinza escuro a amarelo dourado, sempre forrado por lindas pintinhas azuis ou verdes, e ficando com a barriga e nadadeiras fortemente vermelhas quando excitado. É um peixe extremamente resistente a doenças, a variações nas condições da água (pH,temperatura, dureza) e a poluição da mesma: uma vez um colega aquarista me disse que só se mata um peixe-jóia pisando-se em cima. Mesmo para a reprodução, não tem a menor exigência com relação à água: um mesmo casal que já tive desovou 7 vezes em um ridículo tanque de 15 litros em água que em diferentes períodos teve seu pH variando entre 6,8 e 7,4. É extremamente zeloso em relação aos filhotes e não hesitará em morder sua mão (e dói muito!) caso você limpe o tanque enquanto ele estiver desovando ou mantendo a cria. Fortemente recomendado a iniciantes, é um peixe que todos devem experimentar! Mas deve-se considerar que é um ciclídeo bastante agressivo que demarca um território considerável - principalmente no período de reprodução - exigindo um tanque de no mínimo 100 litros para ser mantido. Certamente, se más escolhidas suas companhias (dê preferência a peixes de seu porte e agressividade) muitas baixas ocorrerão no aquário, em favor de sua permanência.

Contribuído por Ivan Prates
Comentário

Já tive 2, são peixes que crescem rápido, são resistentes e não são exigentes quanto à água. São peixes agressivos, eu os criava em um aquário de 80 L com tocas e poucas plantas, apenas as de folhas largas, e sem outros peixes.

Contribuído por Rafael
Comentário

Tenho um casal de Peixe Jóia junto com outros ciclídeos como o Livingstoni, Socolofi, Zebra, dois Óscars, alguns Jack Dempseys, e definitivamente são os mais bonitos do aquário. A fêmea é mais vermelha e nunca são incomodados, até pelos mais robustos. Vale a pena.

Contribuído por Paulo Martins
Comentário

Tive um casal de Jóias por apenas uma semana em meu aquário comunitário. O macho era terrível e não deixava nenhum outro habitante em paz. Nenhum de meus 10 paulistinhas ficou com a cauda da noite para o dia. Um inclusive morreu, pois a mordida atingiu o tecido. Concluindo, só tenha este peixe em um aquário feito para eles.

Contribuído por Marcos Titato
Comentário

Este peixe é muito bonito e tem uma reprodução fácil. Um casal que eu já tive reproduziu-se uma semana depois de eu os ter comprado.

Contribuído por Carlos Mourão



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L