Peixes Ornamentais em Aquário

Cichlasoma octofasciatum
Jack Dempsey

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Jack Dempsey - Cichlasoma octofasciatum

Fotos & Comentários

jack1.jpg (26kb)
Fotografia: Aquamaniacs
Comentário

Por pura ignorância, comprei 25 filhotes de Dempseys há 6 anos atrás. Naquela época eles tinham aproximadamente 1 cm cada, de modo que eu os acomodei num aquário de 40 litros com relativo conforto. Então começaram a crescer. Um mês depois, voltei à loja e devolvi 19 deles, ficando com 6. Mais um mês depois, os dois maiores haviam matado os 4 irmãos menores. Transferi os 2 então para um aquário de 100 litros. Dois meses depois, o maior deles matou o irmão e mais um Oscar que tentei introduzir. Por fim, montei um aquário de 144 litros somente para o Dempsey que sobrou e consegui introduzir uma fêmea que ele prontamente aceitou. Atualmente, vivem em bastante harmonia, com exceção dos períodos em que relaxo nas trocas parciais. Somente consegui estabilizar este aquário de 144 litros com um Fluval 304, trocas de carvão bimestrais (400 g), trocas de água semanais (25%) com sifonagem e uso de tamponador (Mydor, pH 7). Tenho certeza de que o aquário é pequeno para eles, e acredito que 500 litros seria um volume mais adequado.

Contribuído por Alexandre Mafra
Comentário

Adquiri 5 exemplares de Jack Dempseys pequenos, e coloquei em meu aquário de bandeiras. Logo notei uma agressividade enorme entre eles. Não atacavam outros peixes, mas de 5 só sobrou 1, que ficava muito paradinho e sem cor, quase não comia. Nesse aquário o pH era de 6,6 a 7,0. Foi então que resolvi mudá-lo para meu aquário de ciclideos africanos aonde também crio outros americanos, como um acará zebra e dois severos (a história da mudança de aquários foi a mesma do dempsey). Ele ficou mais colorido, começou a comer, nada junto com os outros ciclídeos, e tem sua própria toca. Pra descansar é que é raro, pois vive beliscando o fundo do aquário em busca de comida. O meu dempsey é bem diferente da foto. Em um ano, não cresceu muito. Ele parece com um Oscar, só que é bem escuro, tem muitas pintas azuis pelo corpo, pintas brancas nas nadadeiras, e possui uma linha vermelha na nadadeira dorsal. Convive bem com as outras espécies, atá maiores que ele, mas tentei novamente colocar outros dempseys e não deu certo. Ele parece querer ser o único dempsey do aquário.

Contribuído por Mauro Nozoe
Comentário

Comprei meu casal de jack com + ou - 5 cm e hoje, 5 anos depois, eles estão com aproximadamente 20 cm. É um lindo peixe, apesar de agressivo e territorialista. Crio eles em um aquário junto com meus 3 citrinelos de 15 cm, acará congo de 10 cm, green terror de 15 cm e um socolofi de 10 cm. Meu casal já procriou várias vezes (ficando ainda mais agressivo). Pra quem não sabe diferenciar macho e fêmea, aí vai uma dica: o macho além de ser maior que a fêmea e apresentar cores mais vibrantes, possui as extremidades das nadadeiras dorsal e anal pontiagudas.

Contribuído por Marcos Antonio
Comentário

Um dos mais belos peixes para se ter em um aquário. Um pouco agressivo, mas somente com peixes que invadem o seu território. O meu convive com oscars, tilapias comuns, tilapia zebra, green terror e alguns cascudos. Eu diria que o segredo para manter um aquário com um jack saudável é mantê-lo com peixes de mesma agressividade. O meu se alimenta de ração para oscar (que realça muito as cores) e um pouquinho de ração Alcon Koi só para mantê-lo sem fome.

Contribuído por Derek Félix
Comentário

Tenho um Jack Dempsey que já está comigo há 5 anos. Adoro este peixe, é o mais lindo que tenho. É um pouco agressivo e territorialista, o meu já matou um da mesma espécie que estava um pouco menor que ele. Mas é sem dúvida um peixe maravilhoso!

Contribuído por Carla Luciana
Comentário

Tenho um Jack com 28 cm. Ele está num aqua de 665 litros com outros ciclideos americanos e africanos. É muito calmo, não ataca ninguem e raramente come alimento vivo. Fica no canto dele e vive sendo perseguido por um papagaio.

Contribuído por Marcio Silva

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L