Peixes Ornamentais em Aquário

Glossolepis incisus
Arco-Iris Vermelho

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Arco-Iris Vermelho - Glossolepis incisus

Fotos & Comentários

incisus1.jpg (14kb)
Fotografia: Richard Brown

Nome: Glossolepis incisus
Comp AquapHTemp
Origem: Irian Jaya (Indonésia)
12 cm 100 L 7.2 28°C

Comentário

Fantástica essa espécie de melanotaenia. Muito ativa, nada por todo aquário e não dispensa nenhum tipo de comida. Pacifico, esse peixe é uma ótima aquisição para um aquário comunitário e um peixe que não exige muitos cuidados. Reprodução pode ser fácil, basta ter pelo menos uns seis (três machos e três fêmeas) para que se forme o casal, distinguir o sexo também e fácil: o macho como podemos ver na foto tem a cor vermelha bastante intensa, já a fêmea é completamente diferente, a sua cor é dourada.

Contribuído por Rodrigo Fernandes
Comentário

Eu tenho um macho em um aquário comunitário, ele é extremamente pacífico. Se for mantido em cardume com os da sua mesma espécie o macho dominante ficará com a cor vermelha mais viva que todos os outros, mas como o meu está sozinho ele adora fazer cardume com os matogrossos e os tetras pretos. O que mais me chamou a atenção é o fato de eles possuírem duas barbatanas dorsais e terem um formato de cabeça bem diferente. De vez em quando ele dá umas espreguiçadas, abrindo as nadadeiras e a boca. Eles são lindos e resistentes!

Contribuído por Jabiteci
Comentário

É um dos peixes mais resistentes que já vi. É a Melanotaenia mais cara, porém é a mais bonita e mais resistente. Se adapta bem tanto em plantados como em aquários de água alcalina moderada. Se dá bem com a maioria das espécies, possuo junto com meus discos e nunca tive problemas. Dificilmente vão para o fundo, elas preferem ocupar a superfície e o meio do aquário, sempre nadando freneticamente!

Contribuído por Alexandre Akira
Comentário

O arco-íris vermelho é um peixe de cardume de cerca de 12 cm que necessita de muito espaço para nadar. Por esse motivo, só deve plantar junto do vidro de trás e dos lados. O musgo de Java é o local de desova ideal destes peixes. Em grupo, só o macho dominante adquire um tom laranja-avermelhado, enquanto os outros machos apresentam um tom mais escuro e menos bonito. Se retirarmos o macho dominante, o segundo mais forte adquire, então, as cores vivas que caracterizam este peixe.

Contribuído por João Barbosa
Comentário

Eu também tenho um Melanotaenia Maça num aquário comunitário de 170 litros. É um peixe incrivelmente pacífico, come bem e como é a única da espécie do meu comunitário ele convive bem com os demais peixes, interagindo bem com platis e mato-grosso véu, como se fizesse parte desse cardume. É um peixe que nas lojas aparenta uma tonalidade dourada meio sem graça, mas com a adaptação ele adquire um belo tom vermelho e um formato diferenciado, pois o corpo parece desproporcional em relação à cabeça. Mas é um peixe que cresce, por isso recomenda-se, no mínimo, um aqua com 100 a 120 litros.

Contribuído por Sebástian Mello

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L