Peixes Ornamentais em Aquário

Hemiodus gracilis
Cruzeiro

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cruzeiro - Hemiodus gracilis

Fotos & Comentários

hemiod2.jpg (23kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Hemiodus gracilis
Origem: Bacia Amazônica

Comp Aqua pH Temp
15 cm 150 L 6.8 24°C

Comentário

É um peixe pacífico que pode ser mantido em aquários comunitários, mas procure colocar mais de dois exemplares pois quando colocado somente dois, normalmente eles se perseguem constantemente. Dê preferência para aquários maiores, no mínimo 80 cm de comprimento com densa vegetação, pois assim, por ser um peixe muito tímido ele se sentirá mais seguro. Aceita todo tipo de alimento desde flocos até alimento vivo, como artêmia salina.

Contribuído por Marne Campos
Comentário

No meu aquário tenho dois Cruzeiros do Sul, e realmente um fica perseguindo o outro, demonstram ser um peixe bem resistente. Um dos meus apresenta a cauda pouco colorida (a cor vermelha está rosa bem claro), enquanto que o outro está com a cauda bem vermelha, suas cores estão bem definidas, parecendo ser um sinal de ótima saúde. É um peixe bem tímido que calmamente vai se acostumando, podendo vir pegar comida quase que na mão. Meus dois estão com quase 10 cm, são alimentados com Tetra Fresh Delica (artêmia), Tetra Delica 60% camarão e Tetra Menu. Acho que podem ser considerados o Bala Shark brasileiro!

Contribuído por Mansano
Comentário

Tenho apenas um desse peixe incrivelmente tímido. Possuía outro, porém, por infecção bacteriana, não resistiu. Sua coloração na cauda é incrivelmente chamativa. Notei, também, que sua faixa lateral e formato da pupila mudam quando ele está "tirando um cochilo". Suas pupilas ficam bem definidas e sua faixa lateral preta quase que some e surgem borrões pretos sobre esses.

Contribuído por Fábio Uehara
Comentário

Tenho dois Cruzeiros no meu lago em casa. Os dois estão com aproximadamente 15 cm, seu tamanho máximo. Os dois, muito "sem vergonhas", comem na mão. Quando comprei eles estavam muito estressados e sua cauda não tinha coloração alguma. Com o passar do tempo a cauda ficou vermelha. Isso significa que o peixe está bem e não estressado.

Contribuído por Karen do Ó
Comentário

Eu tenho um aquario de 220 L decorado com densa vegetaçâo natural, no qual tenho apenas um Cruzeiro convivendo pacificamente com muitas outras espécies de peixes. Porém, não pode de maneira alguma se misturar com outros de sua espécie, pois persegue por todo o canto do aquário e chega até a matar. Cheguei a colocar outro, um pouco menor junto e ele sumiu completamente depois do terceiro dia. Tentei colocar um bala shark de seu mesmo tamanho e começou tudo de novo. Ao meu ver trata-se de um peixe que nâo pode ser misturado com peixes semelhantes ao seu corpo, pois torna-se agressivo e territorial.

Contribuído por Luis Filippe
Comentário

Eu tenho apenas um cruzeiro do sul no meu aquário comunitário. Ele é o peixe mais velho do aquário e está comigo desde de que comecei. Mas uma coisa que eu tenho notado é uma mudança na cor da nadadeira caudal. Ultimamente a nadadeira que era alaranjada assumiu uma cor escura.

Contribuído por Thiago Souto



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L