Peixes Ornamentais em Aquário

Hemigrammus rodwayi
Pratinha

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Pratinha - Hemigrammus rodwayi

Fotos & Comentários

goldtetra1.jpg (20kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Hemigrammus rodwayi
Comp AquapHTemp
Origem: Guiana
5 cm 40 L 7.0 26°C

Comentário

O Pratinha é um pacífico e resistente peixinho de cardume amazônico, com um corpo prateado altamente reflexivo e uma mancha negra na base da cauda. Sobre o fundo prateado geralmente existe uma espécie de purpurina dourada ou cobre, que acredita-se ser causada por parasitas internos.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Tenho 4 Pratinhas no meu aquário, haviam me dito que este peixe chamava-se Lips; bom, independente do nome, posso testemunhar que trata-se de um peixinho simpático, pacifico e que vive em cardumes como os Cardinais. Aliás, no meu aquário eles vivem em um grupo só!

Contribuído por Cesar Augusto
Comentário

O pratinha não é um peixe muito pacífico. Gosta de modiscar a nadadeira de peixes maiores que ele, mas não para machucar. Fica mais em meia água, mas quando eu coloco a comida ele vai até a superficie buscá-la. Nadam em cardumes, por isto eu tenho 5 pratinhas. É um peixe resistente e gosta de correnteza.

Contribuído por Joy Gang
Comentário

Tenho 6 pratinhas, nunca os vi mordiscar nenhum outro peixe. São simpáticos e ficam interagindo com 2 paulistinhas que tenho. Dos 6 pratinhas, 4 estão iguais a fotos acima e dois tem as barbatanas laranjas quase vermelhas...

Contribuído por Marcio Filho
Comentário

Tenho 8 pratinhas em meu aquário comunitário de 160 L. São peixes muito resistentes e dinâmicos. São bastante pacíficos e convivem muito bem com outras espécies de peixes. Gostam de alimentos em flocos, mas sempre que coloco comida em pastilhas para as minhas coridoras eles tiram suas casquinhas.

Contribuído por Luciano Lima
Comentário

Possuo 5 pratinhas, são peixes muito resistentes, ideais para iniciantes. Quando atingem seu tamanho máximo, adquirem uma cor bem escura em volta dos olhos e pequenas partes esbranquiçadas na ponta da nadadeiras, além de uma coloração dourada meio esverdeado ao longo da linha lateral e ao lado na mancha escura da cauda.

Contribuído por Caio Martins
Comentário

Um peixe de custo relativamente baixo, chegando a custar menos de um real. Gostam de uma certa correnteza na água. Uma dica é usar algum filtro interno para fazer uma leve correnteza. É recomendável mantê-los em cardumes de no mínimo 6, podem ser mantidos em aquários pequenos (40 L) e com outros tetras, podendo ficar até um cardume só.

Contribuído por Luan Garcia Sypniewski

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L