Peixes Ornamentais em Aquário

Carassius auratus
Kinguio, Peixinho Dourado, Peixe Japonês, Telescópico

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Kinguio - Carassius auratus

Fotos & Comentários

goldfish4.jpg (14kb)
Fotografia: Amy Tran
Comentário

Alguns comentários sobre a espécie Kinguio:
- Comprimento: em média 15 cm com cauda. Alguns espécimes podem alcançar 30 cm. O tamanho do kinguio está diretamente relacionado com seu habitat.
- pH: Ele tem capacidade de se ambientar numa faixa bem folgada, que pode ser entre 6.6 ate 7.6, PORÉM, o ideal é primeiro verificar quais as condições que VOCÊ pode proporcionar para pH, pois ele se ambienta bem desde que não ocorram variações, pois isso debilita o peixe e causa variações em sua sensível bexiga natatória. Nada de alterações de pH artificais, você deve criar um padrão e trabalhar nisto. Recomendo 7.0, é bem natural.
- Temperatura: Sem muitas filosofias, discussões ou estudos profundos. Considero extremamente correto se usar a temperatura ambiente para aquários com mais de 200 litros. Não existe necessidade de aquecedores em aquários com esta litragem pois as variações de temperatura ocorrem de forma gradual e natural com o meio ambiente. Em aquários menores localizados no interior de residências utilizar o mesmo sistema, em aquários menores localizados externamente, acrescentar termômetro c/ termostato DE PRIMEIRA QUALIDADE, em que seja feita uma calibragem para se obter a média de 22 graus constantes, e no máximo + ou - 2 graus de variação. Isto eu considero uma verdadeira proeza, pois eu sei bem como sofri (quando tinha aquário pequeno) para conseguir obter este padrão.
- Dureza: água de mole pra normal.
OBS: Estes comentários são resultados de muitas pesquisas e observações. Tudo é fruto de trabalho realizado e não revistas, literaturas e etc...

Contribuído por Vicente Ambrosio
Comentário

Algumas variedades do Carassius auratus que, por seleção artificial, tiveram seu corpo encurtado, estão extremamente sujeitos a problemas com a bexiga natatória. Por isso deve-se evitar ao máximo dar-lhes comida seca, pois isso aumenta a formação de gases e consequentemente afeta sobremaneira seu equilíbrio. Também esses são muito mais sensíveis que o Carassius comum, não sendo recomendados para aquários comunitários, pois além das condições da água, preferem pH alcalino e temperatura ambiente, outros peixes podem danificar-lhes as longas nadadeiras, mordiscando-as. Sendo animais extremamente pacíficos e sociáveis, nunca se deve deixar um Kinguio sozinho, ele precisa de pelo menos um companheiro de sua espécie para se sentir bem. E para constatar isto não se precisa de muito, apenas observá-los à noite, eles se procuram e ficam todos juntinhos, um ao lado do outro.

Contribuído por Vany Devos
Comentário

Os Kinguios são peixes bonitos e fortes, mas não me dei bem com eles. Coloquei alguns num aquário pequeno e eles poluíam demais a água, arrancavam o jardim aquático e acabaram morrendo. São bons, assim como as carpas, para tanques externos, de jardim, etc. Para aquários residenciais, prefira outros peixes, menores. Escolha um tipo de habitat e trabalhe-o em seu aquário: peixes amazônicos, por exemplo; aquário de poecilídeos; aquários de peixes asiáticos, etc. Os kinguios precisam de filtros fortes para o aquário.

Contribuído por Ricardo Araújo
Comentário

Não recomendo estes peixes para aquário, mas se você quiser ter um saiba que seu trabalho em manutenção do aquário triplicará. Eles desmontam tudo, sujam tudo e você vai acabar enjoando. Comem de tudo, aceitam qualquer tipo de aquário e de áqua, enfim, bastante resistentes. Tenho vários e nunca morreu nenhum, o mais antigo tem 4 anos. Lembre-se que são peixes para ficar apenas com eles mesmos, no máximo misture com Carpas.

Contribuído por Thiago
Comentário

O Kinguio é um peixe muito calmo e pacífico, não deve ser colocado com peixes agressivos como Oscar ou como eu fiz, coloquei uma Tilapia junto com eles. O resultado foi que o rabo deles ficou totalmente destruído. Atualmente tenho 4 Kinguios, são meus peixes preferidos.

Contribuído por Carlos Batista
Comentário

Tenho um Kinguio há 1 ano. Está sozinho no aquário e só lhe falta ladrar. Come na minha mão, é resistente a tudo, mas para ter o aquário em bom estado tive de investir num filtro forte com carvão. Embora dê muito trabalho é um óptimo peixe, quase um amigo. Responde a todo o tipo de interacção que tenho para com ele, desde festas a alimentá-lo, trocar a água, etc. É verdade que arranca a vegetação, suja, e estraga tudo, por isso investi numa decoração à base de efeitos pesados como miniaturas de ânforas, e desde então tudo está muito mais estável.

Contribuído por Ricardo Vladimiro



 Páginas:  1  | 2  | 3  | 4 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L