Peixes Ornamentais em Aquário

Fundulopanchax gardneri
Gardneri Killifish

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Gardneri Killifish - Fundulopanchax gardneri

Fotos & Comentários

gardneri1.jpg (21kb)
Fotografia: Kjell Nilsson

Nome: Fundulopanchax gardneri
Comp AquapHTemp
Origem: Africa Ocidental
6 cm 40 L 6.7 24°C

Comentário

Esse killifish é um dos mais belos que eu já vi. Ele é muito sensível ao oodinium como os outros killifishes, mas é uma excessão pois ao contrário de seus parentes, não possui vida curta porque habita poças e lagos perenes, chegando a viver por mais de 2 anos. Não é muito recomendado para aquários comunitários, o ideal é um só para eles com um macho e várias fêmeas. É bom acrescentar sal grosso na água pra evitar o oodinium. Gosta de aquários plantados mas somente o suficiente para que a iluminação não seja muito intensa.

Contribuído por Marne Campos
Comentário

Peixe extremamente belo, e de fácil reprodução. Um aquário de 35x25x25 com 20 cm de água é suficiente para o casal. Obtive sucesso em sua criação com muitas plantas no aquário, que propicia esconderijo para a fêmea e para os filhotes, utilizei musgo de java. O casal deve ser observado pois o macho muitas vezes pode matar a fêmea após o acasalamento. Quando detectar a presença de filhotes, retire o macho e a fêmea, colocando-os em outro aquário préviamente montado com as mesmas condições de água e vegetação. Desta forma a mortalidade de filhotes é quase nula. Os filhotes crescem muito rápido, podendo ser transferidos para outros aquários rapidamente, o casal volta à sua antiga morada e o ciclo se repete. São muito sensíveis ao Oodinium como os outros killifishes. Para evitar infestações, acrescente um pouco de sal grosso à água e mantenha a temperatura próxima aos 27°C. Não é recomendável mantê-los em aquários comunitários, mas vale a pena montar um aquário só para eles pois, com certeza, são um dos mais belos peixes de água doce. Adoram comida viva, é super interessante vê-los "caçando" artêmias no meio do musgo de java, mas também aceitam flocos.

Contribuído por André Petrini
Comentário

Atualmente o gardneri mudou de gênero, pertencendo agora ao grupo dos semi-anuais (Fundulopanchax) por apresentar características reprodutivas dos dois grupos. O Fundulopanchax gardneri desova tanto em raízes de plantas como no substrato (assim como todos do mesmo gênero). Isso ocorre pois o seu habitat pode secar eventualmente, mas não é algo tão constante como nos anuais. No caso dos gardneri a espécie se dá melhor desovando em mop, seguindo o mesmo procedimento dos não anuais, mas também pode passar por um período de diapausa e ter seus ovos condicionados em turfa.

Contribuído por Marcelo de Oliveira

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L