Peixes Ornamentais em Aquário

Cyphotilapia frontosa
Frontosa

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Frontosa - Cyphotilapia frontosa

Fotos & Comentários

Cyphotilapia_frontosa_3.jpg (26kb)
Fotografia: Aaron Alcantar

Nome: Cyphotilapia frontosa
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Tanganyika (África)
35 cm 300 L 8.3 27°C

Comentário

Espécie originária do Lago Tanganyika, os machos atingem mais ou menos 35 cm e desenvolvem uma protuberância na cabeça, as fêmeas atingem no máximo 25 cm. Os machos são extremamente agressivos com outros machos, por isso não é aconselhado manter mais de um por tanque, tanque este que deve ter no mínimo duzentos litros. São onívoros, apreciando vários tipos de alimentos.

Contribuído por Antonio
Comentário

É um peixe extremamente agressivo se mantido em um aquário pequeno, atacando todos os outros habitantes do aquário sejam eles da mesma espécie ou não. É também muito resistente a doencas e alteracões nas condições da água. Digo isso por experiência própria, já criei muito esse peixe. Certa vez levei um a uma loja de peixes ornamentais onde ele foi vendido e devolvido três vezes devido a sua agressividade. Tirando esse detalhe é um bom peixe.

Contribuído por Viviana
Comentário

Discordo que a frontosa seja realmente um peixe agressivo. Se me disserem que é um peixe que não suporta coabitar com elementos da mesma espécie, e principalmente com elementos do mesmo sexo, aí sou obrigado a concordar, mas não me parece que seja assim um peixe tão dificil de manter em aquário comunitario de ciclideos africanos. Tenho um exemplar no meu aquário, que demonstra um comportamento bastante regular, não implica com ninguém a não ser quando se metam com ele. Depois disso torna se um peixe calmíssimo e com uma enorme personalidade.

Contribuído por Hugo Costa
Comentário

Esse sim é um peixe bonito e de personalidade, apresenta o maior crescimento em meu aquário, é um peixe muito belo e imponente. Sua elegância o faz destacado no meio de vários outros ciclídeos, muita personalidade, mas até agora não revelou nenhuma agressividade. Posso dizer que é uma ótima aquisição. Estou no meu terceiro exemplar, perdi outros dois. Um entrou pelo Fluval para fugir da pancadaria que todo peixe recém introduzido passa, outro pulou de um aquário hospital para um pré-crescimento antes de entrar no aquário, e o terceiro, depois de passar pelo corredor polonês, é meu predileto. Atrevido, tirava comida da boca de uma lagostinha da lusiana (esta já esta fora pois comeu um peixe).

Contribuído por Luiz Henrique
Comentário

Gostaria de acrescentar minha experiência sobre frontosas. Sou criador desta espécie de carnívoro em particular e gostaria de acrescentar que frontosas são peixes de cardume, portanto quando pensarmos em adquirí-las devemos pensar em mais de 3 exemplares para que elas fiquem a vontade. O tanque recomendado para que vivam bem é de 500 L, a temperatura deve ficar em torno de 24°C. Frontosas são peixes que habitam zonas profundas do Lago Tanganyika em cavernas subaquáticas. Alimentam-se ao nascer do sol e seu alimento predileto são as Cyprichromis. Frontosas são conhecidos como Os Reis do Tanganyika, devido à sua beleza e imponência imcomparáveis.

Contribuído por MarsseL M.
Comentário

Sou médico veterinário amante dos ciclídeos africanos, e nesses anos cuidando dessas espécies devo ressaltar a diferença entre manter um ciclídeo vivo e manter um ciclídeo feliz. Possuo uma colônia de frontosas e devo ressaltar a importância do tamanho do aquário (800 L) e a filtragem. Eles preferem águas mais calmas, sem aquela circulação de bombas internas no tanque, girando tudo ao seu redor. Prefira utilizar fortes e confiáveis filtros externos (Aquaclear 110) juntamente com canisters (Eheim, ou até mesmo um bom canister caseiro). Frontosas sozinhos são peixes infelizes, ficam tímidos e procuram ficar somente entocados. Não coloque um frontosa sozinho no meio de um comunitário de africanos, ele irá odiar, pode crescer e se desenvolver bem, mas passa longe de ser o ideal. Sem dúvida é uma espécie que necessita de um layout exclusivo para eles. A alimentação com Cichlids Sticks (Tetra), Sera Granuar e peixes crus do alta mar (atum, dourado de água salgada) é o ideal. É necessário ter tocas para as fêmeas, elas precisam se proteger das investidas do macho. Trocas periódicas com Aquasafe, reposição de sais e buffer, pH no mínimo 8,5.

Contribuído por Dr. Marco Omori



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L