Peixes Ornamentais em Aquário

Mesonauta festivus
Acará Festivo

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Acará Festivo - Mesonauta festivus

Fotos & Comentários

festivum1.jpg (17kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Mesonauta festivus
Origem: Amazônia Central

Comp Aqua pH Temp
14 cm 150 L 7.0 25°C

Comentário

O acará festivo ou acara bererê é de origem amazônica. Seu pH ideal é 6.8 suportando muito bem variações até 7,0 ou 6,6. Eu tenho 2 deles com bandeiras, uaru, ramirezis e cascudos e não tive problema, mas com espécies muito menores como neons ou borboleta ele se torna agressivo perseguindo o tempo todo! Sua alimentação é basicamente a mesma dos bandeiras.

Contribuído por Luiz Henrique
Comentário

Adquiri o meu Festivo há uma semana. Ele está se adaptando ao aquário, mas tem demonstrado problemas com o Léri macho, pois de vez em quando é perseguido, mas isso só acontece pra aumentar o show. Durante o dia a cor tradicional prata com a lista preta é a visível, e quando se apaga a luz o melhor da festa: o peixe escurece ficando listado na vertical num tom de chumbo, muito mais bonito na minha modesta opinião do que a cor iluminada. Bem, quanto à alimentação, ele parece preferir as bolinhas para carpa que dou para meu Kinguio do que os flocos que são loucamente disputados pelos outros habitantes. O festivo prefere passar o dia no canto mais escuro do aquário, na parte mais plantada e de pé. Possivelmente ele começará a passear mais pelo aquário com mais tempo. Por enquanto ele não atacou nenhum peixe, só fugiu um pouco do Léri, considerando que ao lado dele sempre está a fêmea de Betta. O pH que mantenho o Festivo é 7,2.

Contribuído por Gustavo
Comentário

Tenho mais novidades sobre o festivo. Como todo ciclídeo ele escolheu um canto do aquário, que assim que é invadido pelo beijador ele ataca, dando uma corrida atrás. Com a morte dos Leri, ele mudou de lado do aqua, e quando vou alimentá-lo ele fica até meio afoito, dando botes na comida bem vorazes. No mais convive bem com os outros moradores, inclusive um Kinguio, o único peixe grande que pode invadir o seu território sem ser atacado. Fato curioso do festivo é que quando ele procura a comida ele se interessa mais na parte superior do aquário até o meio, o que cai no fundo ele praticamente despreza.

Contribuído por Gustavo
Comentário

O Acará Bererê foi um dos peixes que eu sempre cobicei. Não é lindo, mas é diferente. É um peixe resistente, suporta até mesmo águas duras e alcalinas (o meu aquário tem 7.6 de pH). O bererê só fica bonito depois de adulto, quando a coloração amarela fica bem marcante. Possuo 6, sendo que 2 grandes, 2 médios e 2 filhotes, no mesmo aquário em que possuo mais 2 discus selvagens, 4 coridoras leopardo e 1 baiacu. Comem de tudo: minhocas, peixes pequenos, camarões, carne, bolinhas de peixe, flocos...comem até pedra se você jogar! :) Mas não aconselho colocá-los no mesmo aquário dos discus; eles comem muito rápido, e inibem os peixes lentos (no caso os Discus). Eu fiz isso e pretendo colocar meus bererês junto apenas com meus bandeiras marmoratos.

Contribuído por Paulo André
Comentário

O Festivo é um peixe bonito, muito interessante e inteligente. Mas para erstragar tudo é extremamente agressivo com os que invadem o seu território, e tambem com plantas. Comprei há pouco tempo uma planta lindíssima, que ele destruiu em apenas uma semana, deixando apenas as raízes! Com peixes menores é igualmente agressivo. Matou-me um Espada macho e um Ramirezi. Neste momento tenho um aquário apenas para ele e para 3 Escalares, que são seus companheiros por excelência.

Contribuído por Ricardo Pinto
Comentário

Além de ser um peixe muito bonito e atraente, o Acará Festivo é muito dócil e inteligente. Não é à toa que se chama Festivo, ele e muito ágil e brincalhão. Eu tenho 3 Festivos e os 3 sá andam juntos para lá e para cá. Eles gostam de carinho, às vezes meus peixes sobem até em cima do aquário e esperam que eu passe a mão neles como forma de carinho. Quando eu os comprei eram filhotes com uns 3-5 cm e agora têm mais de 10 cm, por isso quando forem comprar um peixe sempre pergunten ao vendendor qual e a espécie, a origem, e o tamanho que ele irá atingir quando adulto. Esse peixe exige cuidado, portanto não coloque peixes menores que ele no aquário, porque eles podem desaparecer misteriosamente (ou melhor, serem comidos pelo seu Acará Festivo).

Contribuído por Marelda Ribeiro



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L