Peixes Ornamentais em Aquário

Pseudotropheus elongatus
Elongatus

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Elongatus - Pseudotropheus elongatus

Fotos & Comentários

elong1.jpg (16kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Pseudotropheus elongatus
Origem: Lago Malawi (África)

Comp Aqua pH Temp
12 cm 100 L 8.2 26°C

Comentário

Tenho um casal de Elongatus em um aquário de 250 L. São muito parecidos com as cynotilapias, demasonis e saulosis. Existe uma variante alaranjada, muito bonita e estranha, já que permanece com as listras tendo o fundo laranja. Incrivelmente, já vi um Elongatus fazendo a corte para um socolofi fêmea, e deles nasceram peixes idênticos à mãe. Só não consegui a reprodução entre esses híbridos. Peixe agressivo, deve ser mantido em grandes volumes de água (200+ L) e com dieta rica em proteínas. O ambiente deve ter muitas tocas, de preferência, grandes, já que eles crescem até mais de 15 cm.

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

O Pseudotropheus elongatus é um peixe ótimo para se criar. Crescem rápido e são pacíficos entre si. Possuo 4 machos e uma única fêmea num único aquário de 300 L que se dão muito bem. Óbvio que o dominante não abre mão da única fêmea, e a fecunda a cada dois meses. Possuo ainda outra variante chamada Pseudotropheus elongatus red, cujo macho mantém a mesma padronagem de listas, porém quase roxo, e as fêmeas ficam de corpo totalmente amarelo-alaranjado porém sem o friso preto na barbatana dorsal que costuma ter o elongatus comum. Costumam atingir cerca de 12 a 14 cm quando bem alimentados com ração rica em proteínas.

Contribuído por Emílio Jaime
Comentário

Como todo ciclídeo africano é um peixe que se dota a seu instinto agressivo. Tenho dois em meu aquário e convivem muito bem com os outros africanos. Mas não exita de correr atrás de algum peixe que entre em seu território. É um animal muito bonito e com cores fortes. O dominante sempre com cores vivas, de preto e azul escuro. Já o meu outro está com alguns lugares do corpo acinzentado. Comem muito, sempre muito vorazes.

Contribuído por Bruno Buran
Comentário

Em algumas situações de comunitarismo podemos observar seu curioso comportamento de manter alguns peixes de menos velocidade encarcerados, geralmente na hora das refeições; impedindo que seu prisioneiro se alimente e, não tendo uma nutrição ideal, pode chegar à morte. Prevalece seu alto poder de territorialismo no aquário.

Contribuído por Gervanio Melo

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L