Peixes Ornamentais em Aquário

Macrognathus siamensis
Moréia de Cauda Pintada, Moréia Pavão

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Moréia de Cauda Pintada - Macrognathus siamensis

Fotos & Comentários

eel1.jpg (23kb)
Fotografia: Andy Isoft

Nome: Macrognathus siamensis
Comp AquapHTemp
Origem: Sudeste da Ásia
25 cm 250 L 6.7 28°C

Comentário

Tenho duas moréias de cauda pintada e o que posso dizer delas é que adoram enterrar-se no areão, sendo bastante difícil por vezes encontrá-las. Existe uma distinção muito fácil em relação ao macho e à fêmea. O macho tem 7 pintas na cauda e a fêmea tem 4.

Contribuído por Jorge Lamy
Comentário

Eu adquiri uma moréia de cauda pintada recentemente para o meu aquário comunitário, creio que seja macho embora só tenha 6 pintas na cauda. É dos peixes mais simpáticos que tenho no aquário, esconde-se de vez em quando, mas a maior parte do tempo anda de um lado para o outro e gosta de seguir as minhas mãos através do vidro do aquário. Dá-se muito bem com os outros peixes, principalmente com as colisas.

Contribuído por Mónica Saraiva
Comentário

Adquiri um destes exemplares e confesso-me um tanto arrependido, pois devorou toda a fauna existente no meu aquário (500 L). Recomendo alguma cautela antes de adquirir esta espécie, uma vez que comigo se revelou bastante destruidora.

Contribuído por Jacinto Gomes Terra
Comentário

Tenho uma moréia pavão fazem poucas semanas, e já adianto que não é um peixe tão simples de se manter. Assim como outros mastacembelideos, elas são um pouco exigentes na alimentação. A minha eu tentei artêmia congelada, pequenas tiras de peixe (tilápia), frango, rações industrializadas, tubifex desidratado, bloodworms desidratado e gammarus. Não vi ela comendo nada disso, em compensação, no dia em que eu coloquei uma minhoca de jardim na frente dela, ela comeu sem muita demora. Aconselha-se também bloodworms congelados. Quanto a decoração, é essencial que o substrato seja arenoso e com grãos arredondados, pois sua pele é sensível e uma das maiores causas de morte no aquário são infecções bacterianas devido a ferimentos causados por grãos pontiagudos do substrato. Aconselho também tubos de PVC ou similares para servirem de refúgio. É uma das menores da sua família, e com certeza um dos meus oddballs favoritos.

Contribuído por Juliano Tortelli

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L