Peixes Ornamentais em Aquário

Symphysodon aequifasciatus/discus
Acará Disco Azul, Verde, Vermelho, e todas as variantes domésticas

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Acará Disco - Symphysodon aequifasciatus/discus

Fotos & Comentários

Symphysodon_discus_1.jpg (37kb)
Symphysodon discus
Fotografia: Casado Filho
Comentário

Tenho dois Discus em um aquário de 200 L, um Selvagem e outro Turquesa. Algo que eu reparei é que devemos tomar cuidado em aquários que possuem CO2. Ao injetar o gás carbônico a água altera seu pH (acidificando ainda mais) e com isso pode causar a doença do algodão, principalmente para o Discus Selvagem. Portanto muito cuidado ao injetar o CO2 para que o Discus não acabe morrendo.

Contribuído por Andre Gomes
Comentário

Possuo 1 Disco em meu aquário comunitário. Aqui onde moro, Japão, a cor do meu se chama Royal Blue. Percebi que ele não se dá bem com cascudos, tive que separar os 2 cascudos que possuo em outro aquário junto com uma aruanã de 50 cm. Quando estavam juntos o cascudo ficava chupando o limo do disco, deixando feridas no corpo e tirando a sua cor, quase o levando a morte. Agora é um labeo bicolor que o chupa, mas sem fazer ferimentos.

Contribuído por Mike Watanabe
Comentário

Eu não sou o tipico exemplo de um bom aquariofilo! Comecei por um aquário de 300 litros com 6 discos, dos quais 2 me morreram 4 meses depois, o que foi para mim um balanço positivo visto o tipo de tratamento que os pobres tinham! Hoje, passado um ano, aprendi a suprir as necessidades destes lindos peixes e, acreditem, não são tão dificeis assim, pois os quatro que sobraram encontram-se de boa saúde e com belas cores! A verdade, a meu ver, é que os discos não são tão sensíveis como se diz. O que quero dizer é que, tendo o pH a 6.5 a dureza baixa (2) e uma boa alimentaçao, todos podem ter estes lindos peixes! Sá não esquecer que estas beldades precisam de espaço, aquários abaixo de 200 litros não são recomendados!

Contribuído por Bruno Pinto
Comentário

Um dos mais fantásticos peixes no mundo do aquarismo. Extremamente belo e majestoso, o acará Disco exige um cuidado especial com as condições da água e alimentação. Existem muitas variações de cores, mas o mais belo com certeza é o turquesa. Extremamente pacífico e, se bem cuidado, pode viver anos. Oriundo da Amazônia, exige um aquário de água morna, ácida e com muitas plantas. Recomendo para todo aquarista cuidadoso e experiente que aprecie a beleza e majestade deste animal encantador.

Contribuído por Guy Barcellos
Comentário

Dediquei muito tempo a estes belos peixes. A sua reprodução, embora pareça difícil, não é se forem seguidas à risca as qualidades da agua - pH 6.6 a 6.8, pouco mineralizada, aquário bem filtrado e recomendo a utilização de lâmpada esterilizadora. Quando não tiver o aquário bem plantado, recomendo que coloque um pouco de acrílico de cor aproximada dos seus discus na vertical, na zona onde se cortejam.

Contribuído por Miguel Santos
Comentário

São peixes muito dóceis. Eu possuo um aquário com 6 deles que comem na minha mão e parece já me conhcerem quando chego perto do aquário. Já fazem uns 15 anos que me dedico a esta espécie maravilhosa. Tive várias perdas, mas hoje já tenho sucesso na criação deles. Dizem que os discos são peixes sensíveis e que não são resistentes a várias coisas, eu discordo, são peixes muito fortes, tem que ser bem mal tratado para que venha a acontecer a morte dos mesmos. Eles são um pouco exigentes em relação a ambiente, temperatura e alguns outros itens, mas isso é obrigação do aquarista em fazer não só para os discos mas para qualquer peixe que venha a adquirir.

Contribuído por Eduardo Dantas



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L